Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Profissionais de saúde romenos chegam à Eslováquia após pedido de ajuda

Uma equipa da Roménia composta por cinco médicos e nove enfermeiros chegou hoje à Eslováquia para ajudar os serviços de saúde eslovacos na resposta à pandemia de covid-19, após Bratislava ter pedido ajuda aos parceiros na União Europeia (UE).

Profissionais de saúde romenos chegam à Eslováquia após pedido de ajuda
Notícias ao Minuto

19:31 - 24/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A equipa médica romena chegou esta quarta-feira à Eslováquia", disse o porta-voz do Ministério do Interior, Peter Lazarov, em declarações à agência francesa AFP.

Os profissionais de saúde romenos foram enviados para a Eslováquia a pedido do país, no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE, que prevê uma assistência mútua entre países em caso de emergência.

O pedido de ajuda de Bratislava aos Estados parceiros na UE foi divulgado no passado dia 17 de fevereiro.

Na altura, o Governo eslovaco pediu o envio de 10 médicos e de 25 enfermeiros para trabalharem em unidades de cuidados intensivos (UCI) por um período de pelo menos um mês.

A equipa da Roménia irá trabalhar durante um período de três semanas junto de doentes covid-19 que estão em serviços de UCI.

"Alguns destes profissionais de saúde romenos vão ajudar na unidade covid-19 do Instituto Nacional de Doenças Cardiovasculares em Bratislava", disse a porta-voz desta unidade hospitalar, Sona Valasikova.

"Como há falta de pessoal médico, qualquer ajuda é muito apreciada e necessária", reforçou a porta-voz.

Com 5,4 milhões de habitantes, a Eslováquia é um dos países que conta com mais mortes associadas à doença covid-19 em relação à sua população, segundo indica a AFP.

Um total de 3.936 doentes covid-19 estão atualmente internados nos hospitais eslovacos, enquanto o número total de óbitos associados à doença registados no país desde o início da crise pandémica é de 6.775.

A pandemia da doença covid-19 provocou pelo menos 2.486.116 mortos no mundo, resultantes de mais de 112 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado em dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Presidente enviou para a AR decreto para 12ª Emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório