Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Exército das Filipinas detém 9 mulheres suspeitas de prepararem atentados

O exército das Filipinas deteve nove mulheres relacionadas com o grupo extremista islâmico Abu Sayyaf, por suspeita de prepararem atentados suicidas com explosivos, segundo os militares.

Exército das Filipinas detém 9 mulheres suspeitas de prepararem atentados
Notícias ao Minuto

07:27 - 24/02/21 por Lusa

Mundo Terrorismo

As mulheres foram detidas durante uma série de operações em três residências da província filipina de Sulu, no sudoeste do país, indicou hoje o general Corleto Vinluan, responsável do Comando da região de Mindanao Ocidental, de acordo com a agência de notícias espanhola EFE.

Durante a operação, as autoridades apreenderam material para o fabrico caseira de explosivos, incluindo detonadores e um esboço onde estariam inscritos os objetivos dos atentados.

O Abu Sayyaf jurou lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico em 2014, e é responsável pelos piores atentados terroristas nas Filipinas.

O grupo reivindicou o duplo ataque suicida perpetrado por dois indonésios em janeiro de 2019, na catedral da ilha filipina de Jolo, bastião do grupo extremista, que fez 23 mortos e mais de uma centena de feridos.

Fundado em 1991 por ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a antiga União Soviética, são atribuídos ao Abu Sayyaf alguns dos mais sangrentos atentados dos últimos anos nas Filipinas e vários sequestros, com os quais se financia.

Leia Também: Filipinas mantêm portas trancadas a viajantes vindos de Portugal e Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório