Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha registou mais de 8 mil casos e 422 mortes em 24 horas

O número de casos mais do que duplicou em relação ao dia de ontem.

Alemanha registou mais de 8 mil casos e 422 mortes em 24 horas
Notícias ao Minuto

07:15 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

A Alemanha regista, esta quarta-feira, mais 8.007 casos de Covid-19 e 422 mortos, nas últimas 24 horas.

Em comparação com o dia de ontem, o número de infetados mais do que duplicou, dado que só tinham notificado 3.883 casos. O número de mortes subiu ligeiramente (415 ontem).

No total, o país contabiliza já 2.402.818 casos de infeção pelo novo coronavírus e 68.740 vítimas mortais da doença, segundo dados atualizados do Instituto Robert Koch. Há ainda 2.217.700 pacientes considerados recuperados.

De acordo com a mesma fonte, a incidência de transmissão do novo vírus, nos últimos sete dias, é de 59,3 casos por cada 100 mil habitantes e, portanto, menor do que no dia anterior (60,5).

Há quatro semanas, registavam-se 101,0 casos positivos em 100 mil habitantes semanalmente, sendo que o pico foi alcançado em 22 de dezembro, com 197,6 casos.

A chanceler Angela Merkel, defensora de uma linha muito cautelosa no que diz respeito à flexibilização das restrições vigentes desde novembro, alertou na terça-feira que a Alemanha já está na terceira onda de infeções.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, comparecerá hoje perante o Bundestag (Parlamento Federal) para avaliar a situação da pandemia, bem como para falar do seu plano de oferecer testes rápidos gratuitos a toda a população.

O Ministério do Interior anunciou na terça-feira a extensão dos controlos com as fronteiras da Áustria e da República Checa até ao dia 03 de março, na tentativa de travar a entrada das novas variantes do SARS-CoV-2.

A medida, implementada em 14 de fevereiro, encontra críticas dos países afetados e da União Europeia (UE), por implicar uma limitação da livre circulação no espaço Schengen.

Somente alemães ou residentes no país, trabalhadores transnacionais, camionistas e setores essenciais podem entrar, mas se exige um teste negativo até 48 horas antes da viagem.

A percentagem de infeções relacionadas às novas variantes, principalmente a detetada no Reino Unido, já chega a 30% do total entre os casos detetados na Alemanha, segundo a Federação Alemã de Laboratórios (ALM). Há uma semana, a percentagem era de 20%.

Merkel vai encontrar-se com líderes regionais na próxima quarta-feira para determinar os próximos passos. Na reunião anterior, foi acordado estender as restrições até pelo menos 07 de março.

Desde o início de novembro, restaurantes e os setores do lazer e cultura estão encerrados e, em dezembro, também foi fechado o comércio não essencial.

A atividade escolar presencial, interrompida desde dezembro, foi retomada esta semana na maior parte dos Estados alemães, embora cada território esteja a decidir os seus critérios para este retorno às aulas.

Leia Também: Criatividade salva pais que aguardam fim do confinamento na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório