Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

UE pede "máxima contenção e responsabilidade" na Geórgia

O Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) apelou hoje à "máxima contenção e responsabilidade" de todas as partes na Geórgia, após a detenção do líder do principal partido da oposição, Nika Melia.

UE pede "máxima contenção e responsabilidade" na Geórgia
Notícias ao Minuto

14:56 - 23/02/21 por Lusa

Mundo Geórgia

"Instamos todas partes na Geórgia a mostrar a máxima contenção e responsabilidade, de maneira a evitar uma maior escalada [das tensões], no interesse do país e do seu povo", sublinhou o porta-voz do SEAE, Peter Stano, durante a conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

Referindo que a União Europeia (UE) está a "seguir de muito perto" os acontecimentos na Geórgia, Peter Stano frisou que a "crise política" no país parece estar a "aprofundar-se", após a detenção de Nika Melia.

Nesse âmbito, o porta-voz relembrou que a "estabilidade política" na Geórgia e os "procedimentos parlamentares inclusivos" são "importantes" para a democracia no país, mas também para as relações com a UE.

"São uma pré-condição para lidar com as consequências da pandemia de covid-19 e são vitais para a introdução e implementação de todas as reformas, que são muito importantes para aprofundar as relações entre a Geórgia e a UE", afirmou Stano.

Nika Melia, líder do principal partido de oposição na Geórgia, Movimento Nacional Unido (MNU), foi detido hoje de manhã, quando centenas de agentes da polícia usaram gás lacrimogéneo contra os seus apoiantes e os líderes de todos os partidos de oposição, que estavam acampados em frente à sede do MNU há quase uma semana, e arrastaram Melia das instalações para o colocar em prisão preventiva.

Nika Melia é acusado de ter organizado "violência em massa" durante grandes manifestações realizadas em 2019, acusações que o político rejeita, mas pelas quais pode ser condenado a nove anos de prisão.

A operação ocorreu após a demissão do primeiro-ministro, Giorgi Gakharia, na quinta-feira, que alegou haver um desacordo dentro do partido no poder sobre a aplicação da ordem judicial para prender Melia.

A detenção de Melia, de 41 anos, pode enfraquecer ainda mais a democracia na Geórgia, que já enfrenta uma crise política latente desde as eleições legislativas de outubro, quando os partidos da oposição contestaram os resultados da votação depois de o Georgian Deram (O Sonho Georgiano, em tradução livre), o partido no poder, ter obtido uma vitória por pouco.

Na segunda-feira, o parlamento confirmou a nomeação do ministro da Defesa, Irakli Garibashvili, como primeiro-ministro, tendo este anunciado que a sua primeira medida seria deter Melia.

O novo primeiro-ministro é visto como um apoiante leal de Bidzina Ivanishvili, fundador do partido Georgian Dream e o homem mais rico do país, suspeito de controlar secretamente o poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório