Trump ofereceu-se para levar líder norte-coreano a casa após cimeira

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump ofereceu-se para levar a casa o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no avião presidencial dos EUA, após a cimeira em que ambos participaram no Vietname em 2019.

É "improvável" reunião entre Trump e Kim Jong-un antes das eleições

© Reuters

Lusa
23/02/2021 10:37 ‧ 23/02/2021 por Lusa

Mundo

Trump

Como explicou ao canal de televisão CNN um ex-alto funcionário da Administração que participou na reunião, Trump não perguntou aos seus conselheiros se haveria algum problema antes de fazer tal oferta.

"Simplesmente fez isso pelo amigo", disse o ex-alto funcionário, que a emissora não identificou, referindo-se ao bom relacionamento que Trump tinha com Kim.

A CNN lembrou que o canal britânico BBC foi o primeiro a relatar essa história, que agora foi confirmada.

A oferta surpreendente ocorreu no final da cimeira de Hanói, na qual nenhum acordo foi alcançado, depois de Kim insistir que todas as sanções dos Estados Unidos contra o seu país fossem suspensas.

O então Presidente dos EUA disse que Kim se ofereceu para tomar algumas medidas para desmantelar o seu arsenal nuclear, mas não o suficiente para justificar o fim do regime de sanções contra o país.

A peculiar relação entre Trump e o líder norte-coreano, com quem manteve diversos encontros, tem sido objeto de comentários e análises na imprensa internacional.

Ambos os líderes passaram a reconhecer publicamente que estavam em harmonia, embora nunca tenham chegado a um acordo ou uma reaproximação entre os dois países.

Leia Também: Supremo Tribunal recusa impedir acesso a declarações fiscais de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas