Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mulher de 'El Chapo' detida. Acusada de ajudá-lo a gerir império de droga

As autoridades norte-americanas investigavam Emma Coronel Aispuro há pelo menos dois anos. Também foi acusada de conspirar para ajudar 'El Chapo' a fugir da prisão.

Mulher de 'El Chapo' detida. Acusada de ajudá-lo a gerir império de droga
Notícias ao Minuto

23:39 - 22/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo El Chapo

A mulher de Joaquín Guzmán Loera, mais conhecido como 'El Chapo', foi detida esta segunda-feira nos Estados Unidos, avança o The New York Times. Emma Coronel Aispuro foi acusada pelas autoridades norte-americanas de ajudar o marido a gerir o seu império de droga, avaliado em milhares de milhões de dólares, e de conspirar para o ajudar a fugir da prisão após a sua captura em 2014.

Emma Coronel Aispuro, que tem nacionalidade mexicana e norte-americana, foi detida no aeroporto internacional Dulles, perto de Washington.

Já estava a ser investigada pelas autoridades federais há pelo menos dois anos por ser cúmplice de 'El Chapo'.

Os documentos apresentados no tribunal referem que Emma Coronel Aispuro transmitia mensagens a 'El Chapo' que o ajudaram a fazer carregamentos de droga entre 2012 e 2014 e a evitar ser capturado pelas autoridades mexicanas e norte-americanas.

A mulher de 'El Chapo' fará o seu primeiro interrogatório judicial por videoconferência esta terça-feira no tribunal do District of Columbia.

Em 2019, um tribunal de Brooklyn, nos Estados Unidos, condenou Joaquín Guzmán Loera a uma pena de prisão perpétua por transportar pelo menos 1.200 toneladas de cocaína para os Estados Unidos.

O cofundador do poderoso cartel de Sinaloa está a cumprir a sentença numa prisão de alta segurança no Colorado.

[Notícia atualizada às 23h57]

Leia Também: Devastados pela pandemia, Estados Unidos superam o meio milhão de mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório