Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Plano faseado de Boris: Limites a contactos sociais acabam em junho

As lojas, os cabeleireiros e os ginásios vão reabrir em abril. Um mês depois será a vez dos pubs, restaurantes, hotéis e cinemas. O primeiro-ministro britânico disse que Inglaterra vai começar a "reclamar as suas liberdades".

Plano faseado de Boris: Limites a contactos sociais acabam em junho
Notícias ao Minuto

16:33 - 22/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Boris Johnson apresentou esta segunda-feira na Câmara dos Comuns um plano faseado de desconfinamento de quatro etapas em Inglaterra, que será marcado pela abertura gradual do comércio não-essencial e pelo alívio das medidas restritivas que estão atualmente em vigor no país.

O primeiro-ministro britânico afirmou que este plano vai “guiar-nos de forma cautelosa, mas irreversível, para reclamarmos as nossas liberdades”.

“A ameaça permanece substancial com os números dos hospitais a começarem a descer agora e a ficarem abaixo do pico da primeira vaga em abril. Mas podemos seguir estes passos devido à determinação do povo britânico e ao sucesso extraordinário do nosso NHS (o serviço nacional de saúde britânico) ao vacinar mais de 17,5 milhões de pessoas no Reino Unido”, frisou Boris Johnson.

O líder britânico confirmou que as escolas vão reabrir já no dia 8 de março. Esta será a primeira etapa. A partir dessa data serão aliviadas algumas restrições relativamente ao convívio no exterior. Duas pessoas poderão, por exemplo, sentarem-se num jardim ou num parque.

A partir do dia 29 de março, grupos maiores de pessoas - até um máximo de seis pessoas ou dois agregados familiares - podem encontrar-se nos espaços públicos exteriores.

No dia 12 de abril (a segunda etapa) começa a reabertura do comércio não-essencial. Lojas, cabeleireiros e ginásios vão poder abrir as portas, assim como bibliotecas, museus, jardins zoológicos e parques de diversões.

A partir do dia 17 de maio (terceira etapa), os pubs, restaurantes, hotéis e cinemas vão reabrir. Será autorizada a entrada de fãs nos eventos desportivos. A maioria das regras de contacto social no exterior será levantada, e dois agregados familiares diferentes poderão conviver num espaço interior.

A partir desta data também será autorizada a presença de no máximo 30 pessoas em casamentos, batizados e funerais.

A quarta e derradeira etapa do plano de desconfinamento em Inglaterra vai ocorrer no dia 21 de junho. Nessa data todos os limites legais aos contactos sociais serão levantados e os restantes setores da economia vão reabrir.

Boris Johnson sublinhou que o fim do confinamento vai resultar em "mais casos, mais internamentos e, lamentavelmente, em mais mortes" independente da data em que as medidas restritivas sejam aliviadas. Mas o primeiro-ministro britânico realçou que não há uma rota "credível" para erradicar o SARS-CoV-2 e atingir um estatuto de "zero Covid".

[Notícia atualizada às 16h56]

Leia Também: AO MINUTO: "Descida muito expressiva" de casos; Maior incidência em LVT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório