Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O mistério dos cães azuis e verdes na Rússia. Autoridades investigam

Primeiro foram encontrados cães com o pelo azul. Uns dias depois, foram identificados outros com o pelo verde. Autoridades suspeitam que animais tenham sido expostos a químicos que tingiram o pelo, mas há quem acredite que a coloração pode ter sido feito deliberadamente.

Notícias ao Minuto

11:45 - 21/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

A Rússia está a tentar resolver o misterioso caso do aparecimento de cães, cujo pelo parece pintado de azul ou verde.

De acordo com a BBC, inicialmente, foram identificados sete cães com o pelo azul perto de uma fábrica de vidro em Dzerzhinsk, uma cidade industrial em Nizhny Novgorod, a cerca de 370 quilómetros de Moscovo.

O caso foi reportado a 11 fevereiro e, rapidamente, as imagens dos animais tornaram-se virais nas redes sociais.

Considerando que a fábrica em causa também produz vidro acrílico e ácidos para os colorir, suspeitou-se, desde o início, que os cães tivessem estado em contacto com um pó azul que possa ter tingido o seu pelo. Encaminhados para um veterinário, no dia 13 deste mês, após terem sido realizadas análises sanguíneas aos animais, foram encontrados vestígios de químicos no pelo dos cães.

Na altura, a comunicação social russa reportou também que os animais aparentavam não ter qualquer problema de saúde, ainda que não se soubesse as implicações a longo prazo do químico.

Contudo, quando o caso parecia resolvido, esta quinta-feira, foram encontrados vários cães com o pelo verde claro em Podolsk, uma outra cidade industrial, localizada a 37 quilómetros também de Moscovo.

Desta vez, os animais foram identificados perto de um armazém abandonado, onde tinham sido guardados sacos de tinta em pó.

Ainda que tudo aponte mais uma vez para que os cães tenham sido expostos a um químico que lhes tingiu o pelo, nas redes sociais há quem considere que, neste último caso, os cães tenham sido pintados deliberadamente, tendo em conta que os animais azuis foram um sucesso na internet.

Os cães encontrados em Podolsk também já foram examinados por um veterinário. No entanto, ainda não foram apuradas as causas que provocaram a coloração do pelo. Tal como no primeiro caso, os cães parecem estar bem de saúde.

Seja qual for a verdadeira causa que está a modificar a cor destes animais, o caso pode expor os riscos da poluição química na Rússia, que ainda tem muitas fábricas devolutas ou antigas espalhadas pelo país da era comunista.

Veja na galeria acima as imagens dos cães azuis em Dzerzhinsk.

Leia Também: Como posso saber se o meu cão tem febre? Sete sintomas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório