Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Indulto do presidente argelino liberta pelo menos 35 prisioneiros

Pelo menos 35 prisioneiros de consciência foram libertados nas últimas 24 horas na Argélia, após um perdão concedido pelo Presidente Abdelmadjid Tebboune, anunciou hoje o Comité Nacional para a Libertação de Detidos(CNLD).

Indulto do presidente argelino liberta pelo menos 35 prisioneiros
Notícias ao Minuto

20:21 - 20/02/21 por Lusa

Mundo Argélia

Na sexta-feira à noite, o ministério argelino da Justiça anunciou a libertação de 33 pessoas processadas por "atos relacionados com a utilização de redes sociais" e acrescentou que estão em curso procedimentos para outros detidos.

A libertação de prisioneiros teve lugar em várias regiões do país e acontecem na véspera do segundo aniversário da revolta popular de 22 de fevereiro.

Abdelmadjid Tebboune decretou na passada quinta-feira uma série de medidas para responder à crise política que abala a Argélia, incluindo a libertação de cerca de 60 prisioneiros de consciência, um gesto de apaziguamento dirigido ao movimento de protesto popular.

De acordo com os últimos números da CNLD, encontravam-se até agora detidas 70 pessoas em ligação com o movimento de protesto popular, conhecido como Movimento dos Sorrisos ou Hirak.

Entre os prisioneiros de consciência libertados na sexta-feira encontravam-se o líder da oposição, Rachid Nekkaz, e o jornalista Khaled Drareni, que se tornou um símbolo da luta pela liberdade de imprensa.

"A minha luta [pela liberdade de imprensa] vai continuar", disse Drareni à TV5 em francês, da qual é o correspondente argelino, após a sua libertação.

A União Europeia considerou "excelente" a notícia da libertação dos detidos por indulto presidencial, "uma decisão que reconhece a importância da liberdade de expressão e do pluralismo no processo democrático", escreveu na rede social Twitter o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Joseph Borrel.

Esta semana ficou marcada pela ocorrência de manifestações em várias províncias argelinas e circulam nas redes sociais apelos à manifestação esta segunda-feira na capital, Argel, para assinalar o segundo aniversário do Hirak, que suspendeu as manifestações semanais em março último por causa da epidemia do coronavírus.

Leia Também: Argélia. Manifestantes evocam aniversário de protestos anti-regime

Recomendados para si

;
Campo obrigatório