Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Washington exorta Birmânia a não usar a violência

Os Estados Unidos apelaram hoje à junta militar da Birmânia para não usar a violência e renunciar ao poder após a morte de uma manifestante, a primeira desde o golpe de Estado de 1 de Fevereiro.

Washington exorta Birmânia a não usar a violência
Notícias ao Minuto

21:38 - 19/02/21 por Lusa

Mundo EUA

"Condenamos toda a violência contra o povo da Birmânia, e reiteramos o nosso apelo aos militares birmaneses para que não usem de violência contra manifestantes pacíficos", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, aos jornalistas.

Mya Thwate Thwate Khaing foi baleada na cabeça no dia 9 durante um protesto contra o golpe de Estado, em Naypyidaw, a capital administrativa da Birmânia. A manifestante, de 20 anos, morreu hoje.

"Apresentamos as nossas condolências à sua família e a todos os feridos durante as manifestações pacíficas na Birmânia", disse o porta-voz da diplomacia norte-americana.

Mya Thwate Thwate Khaing tornou-se rapidamente um símbolo de resistência para os manifestantes que exigiam a libertação da antiga chefe de governo civil Aung San Suu Kyi, o fim da ditadura, e a revogação da constituição de 2008, demasiado pró-militar.

Os Estados Unidos têm repetidamente exigido a libertação da vencedora do Prémio Nobel da Paz.

Leia Também: Presidente dos EUA diz que a "aliança transatlântica está de volta"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório