Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Erro no Reino Unido. Surge como prioritário para vacinação por ter 6,2 cm

História insólita de Liam Thorpe foi notícia um pouco por todo o mundo. Serviço Nacional de Saúde britânico já corrigiu o engano.

Erro no Reino Unido. Surge como prioritário para vacinação por ter 6,2 cm
Notícias ao Minuto

08:30 - 19/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um jovem completamente saudável - e sem comorbilidades ou, obviamente, idade avançada - foi colocado como prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido devido a um insólito erro no sistema do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). O homem foi dado como tendo apenas 6,2 centímetros de altura.

Liam Thorpe, o protagonista, é jornalista e editor da secção de Política do jornal Liverpool Echo. Aos 32 anos, surgia nas listagens como tendo uma massa gorda 28.000, causada por apenas 'ter' nos registos 6,2 centímetros, em vez de 6,2 feet - o equivalente a 1,80 metros, a sua verdadeira altura.

Foi o próprio quem telefonou para o NHS para tentar perceber o que acontecera, com a explicação inesperada a ter surgido no dia seguinte ao contacto. O engano foi, então, corrigido.

À BBC Radio 5, Liam mostrou que levou o assunto de uma forma ligeira. "Eu ganhei alguns quilos no confinamento, mas fiquei surpreso por ter me tornado clinicamente um obeso mórbido. Esta situação fez-me repensar o que devo fazer nas noites das panquecas", brincou.

Já Fiona Lemmens, da Comissão Clínica de Liverpool, garantiu que erros destes podem ocorrer. Vendo o "lado divertido" de toda a situação, a especialista reconheceu que "este é um problema importante que tem de ser trabalhado", de modo a evitar que casos semelhantes ocorram no futuro.

No Twitter, Liam partilhou o artigo que o próprio escreveu sobre o assunto na publicação onde trabalha. Com o título 'Fui convidado a levar a vacina porque o NHS pensava que eu tinha 6 centímetros", o jovem partilhou: "A notícia que nunca pensei que iria escrever".

Leia Também: Reino Unido promete excedente de vacinas a países em desenvolvimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório