Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Israel desenvolve novo sistema antimísseis em colaboração com os EUA

O Ministério da Defesa israelita anunciou hoje que começou a desenvolver um novo sistema de defesa antimísseis, Arrow 4, no qual trabalhará em conjunto com a Agência de Defesa Antimísseis dos Estados Unidos.

Israel desenvolve novo sistema antimísseis em colaboração com os EUA
Notícias ao Minuto

17:21 - 18/02/21 por Lusa

Mundo Israel

"O Arrow 4 será um míssil intercetor avançado e inovador com capacidades evoluídas", explicou o Ministério de Defesa, num comunicado, no qual explicou que este novo sistema, destinado à intercetação de mísseis balísticos, terá a capacidade de atingir alvos dentro e fora da atmosfera.

"O sistema responderá a uma ampla gama de ameaças em mutação na região e substituirá o modelo Arrow 2 nas próximas décadas", acrescenta o comunicado, explicando ainda que, enquanto este novo sistema será desenvolvido pela Organização de Defesa de Mísseis de Israel, a sua produção ficará a cargo de uma organização governamental.

O Arrow 4 irá, assim, juntar-se não apenas ao Arrow 2, que trava mísseis balísticos dentro da atmosfera, mas também ao Arrow 3, que interceta mísseis balísticos de longo alcance fora da atmosfera, incluindo os de grande altitude e com ogivas nucleares.

Por outro lado, o novo sistema fará parte do complexo mecanismo defensivo antiaéreo israelita, que também inclui os chamados David's Honda, usados para intercetar mísseis de médio e longo alcance, e Iron Dome, que interceta mísseis de cruzeiro, não tripulados, veículos aéreos e outras ameaças.

"O sistema de defesa israelita está totalmente comprometido em melhorar as suas capacidades defensivas e ofensivas contra mísseis balísticos que ameaçam a nossa nação", disse o ministro da Defesa israelita, Beny Gantz, acrescentando que o desenvolvimento do Arrow 4 "resultará num avanço operacional e tecnológico" que preparará Israel "para o campo de batalha do futuro e para as ameaças em mudança do Médio Oriente".

Leia Também: Biden e Natanyahu conversaram pela 1.ª vez e discutiram "ameaça" do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório