Seis crianças mortas e cinco feridas após brincarem com granada no Uganda

Seis crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas no noroeste do Uganda no seguimento da explosão de um dispositivo, provavelmente uma granada que se encontrava na selva e com a qual estavam a brincar, anunciou hoje a polícia.

Polícia ugandesa invade casa de deputada democrática para impedir petição

© REUTERS/Francis Mukasa

Lusa
18/02/2021 13:01 ‧ 18/02/2021 por Lusa

Mundo

Uganda

"As crianças estavam a brincar no deserto na terça-feira à tarde, quando descobriram um objeto que explodiu enquanto o manuseavam", disse à agência AFP a porta-voz da polícia regional, Josephine Angucia.

"Os elementos iniciais da investigação sugerem que foi uma granada abandonada durante o período do Exército de Resistência do Senhor (LRA) na região do Nilo Ocidental e, em particular, em Adjumani, uma cidade no noroeste do Uganda", disse Angucia.

Três das crianças morreram instantaneamente e as outras três foram transferidas para o hospital, em Adjumani. As outras cinco crianças estão gravemente feridas e foram hospitalizadas.

Adjumani foi o local de um acidente semelhante há menos de duas semanas, no qual duas pessoas morreram enquanto manuseavam munições antigas.

Não é raro serem encontrados dispositivos explosivos abandonados nesta parte do país, onde as forças governamentais se confrontaram nos anos 1990 com os rebeldes do Nilo Ocidental e do LRA, que só foi expulso do norte do país em 2006.

Leia Também: Uganda. Pressão para se dar conta de desaparecidos durante eleições

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas