Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jornalista Hichem Aboud condenado à revelia a sete anos de prisão

Um jornalista argelino residente em França, Hichem Aboud, foi hoje condenado à revelia a sete anos de prisão efetiva por um tribunal de Argel, informou a agência oficial APS.

Jornalista Hichem Aboud condenado à revelia a sete anos de prisão
Notícias ao Minuto

18:41 - 17/02/21 por Lusa

Mundo Argélia

"O tribunal de Cheraga, em Argel, pronunciou uma pena de sete anos de prisão efetiva com a emissão de um mandado de captura internacional contra Hichem Aboud", precisou a APS.

Os coacusados, Mouloud Meghzi e Amor Kharrat, foram condenados a dois anos de prisão, um com pena efetiva, e a confiscação de todos os seus bens.

Os três foram acusados por Sofiane Nezzar, filha de um ex-ministro da Defesa na reforma, o general Khaled Nezzar, de "terem divulgado informações confidenciais".

Estavam ainda indiciados por "atentado à unidade nacional" e "participação numa iniciativa de desmoralização do exército".

O procurador tinha requerido dez anos de prisão contra Aboud, e quatro anos a cada um dos coacusados.

Hichem Aboud fugiu da Argélia, através da Tunísia, em agosto de 2013 quando se encontrava submetido a uma proibição de abandonar o território nacional e vive desde então em França.

Previamente, tinha trabalhado em diversos jornais na Argélia, e fundado e dirigido o diário francófono Mon Journal, e a sua versão em árabe Jaridati.

Após ter-se assumido como um antigo membro dos serviços secretos, Hichem Aboud publicou em França em 2002 um livro de testemunhos, "La Mafia des généraux" (A Máfia do Generais).

Em 2006 tentou instaurar na justiça francesa um processo ao general Nezzar.

Hichem Aboud publica regularmente vídeos relacionadas com a atualidade argelina, denunciando designadamente os bastidores do poder e as relações de diversas personalidades, políticos e partidos políticos, com o poder.

Leia Também: Argélia. Manifestantes evocam aniversário de protestos anti-regime

Recomendados para si

;
Campo obrigatório