Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Moçambique. Sete mil passaram por clínica jurídica criada pela ONU

Cerca de 7.000 deslocados de Cabo Delgado, norte de Moçambique, já passaram por uma clínica jurídica criada em Pemba pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em parceria com a Universidade Católica moçambicana.

Moçambique. Sete mil passaram por clínica jurídica criada pela ONU
Notícias ao Minuto

11:45 - 17/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo ONU

"As principais preocupações [dos utentes] são a falta de certidões de nascimento e bilhetes de identidade, bem como o registo de óbitos e casamentos e outras mudanças no estado civil", relata o ACNUR em comunicado.

Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, e arredores albergam boa parte do meio milhão de deslocados provocado pela insurgência armada naquela região.

Na clínica jurídica no bairro Josina Machel, onde decorre a primeira fase desta iniciativa, equipas móveis de dois advogados trabalham sem cobrar ao lado de estudantes de direito, todos os dias da semana.

A maioria dos utentes são mulheres e crianças que fugiram dos ataques armados dos distritos de Quissanga e Macomia e deixaram tudo para trás, incluindo documentos.

Um dos objetivos principais da iniciativa é colmatar a falta de documentos que "pode piorar a situação de vulnerabilidade das pessoas deslocadas", destaca o ACNUR.

Uma pessoa sem documentos de identidade "não pode viajar com segurança", crianças separadas dos seus pais "são mais vulneráveis ao tráfico" e "o acesso a bens e serviços que facilitem a autossuficiência e a integração local, bem como educação e saúde, pode ser muito difícil", conclui.

O projeto da clínica jurídica arrancou em dezembro e, nesta primeira fase, pretende atender 10.000 deslocados até final de fevereiro.

O objetivo dos parceiros é replicar esta iniciativa noutras comunidades de deslocados.

A violência armada na província nortenha de Moçambique, onde se desenvolve o maior investimento multinacional privado de África, para a exploração de gás natural, está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico desde 2019.

Leia Também: Atividade económica em Moçambique continua em baixa este trimestre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório