Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Notre-Dame: França vai reconstruir pináculo com carvalhos que têm séculos

Para a reconstrução do pináculo serão necessárias até mil árvores.

Notre-Dame: França vai reconstruir pináculo com carvalhos que têm séculos
Notícias ao Minuto

15:52 - 16/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Notre-Dame de Paris

Especialistas franceses estão a procurar nas florestas do país carvalhos com centenas de anos para reconstruirem o pináculo da catedral de Notre-Dame de Paris, que foi destruído pelas chamas do incêndio de 2019. O pináculo, de madeira e chumbo, era por si só uma atração da capital francesa.

Ao anunciar que Notre-Dame seria reconstruída até 2024, Emmanuel Macron chegou a deixar no ar a possibilidade do pináculo ser reconstruído com um toque contemporâneo. Mas em julho do ano passado, o presidente francês desfez as dúvidas e sublinhou que seria reconstruído como era.

O The Guardian refere que este empreendimento implica um processo moroso e vai requerer até mil carvalhos com idades entre os 150 e os 200 anos.

As árvores devem ter entre 8 a 14 metros de comprimento. Devem ainda ser cortadas até final de março antes da subida da seiva. Caso contrário a madeira estará muito húmida. Antes de serem cortados em vigas, os troncos vão ficar a secar durante 18 meses.

“Isto é sobre a herança de florestas ancestrais, não de árvores com 20 anos, incluindo árvores plantadas por ordens de reis para construir barcos e assegurar a grandeza da frota francesa”, explicou ao Le Parisien Dominique de Villebonne, a diretora-adjunta do Gabinete Nacional de Florestas de França.

Alguns proprietários de florestas privadas já se ofereceram para doar árvores para o projeto de reconstrução do pináculo. “Será uma questão de orgulho se algumas das nossas árvores forem usadas na Notre-Dame”, frisou Jean-Paul Mével, que detém uma floresta de 250 hectares na Bretanha.

O trabalho para restaurar a catedral de Notre-Dame só deve arrancar no início do próximo ano. Desde 2019 que o trabalho tem-se focado na estabilização da estrutura e em retirar os andaimes que estavam em torno do pináculo – que estava a ser renovado na altura – e que arderam, fundindo-se com a pedra da estrutura da catedral.

Leia Também: Notre-Dame. Investigadores procuram pedras para substituírem danificadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório