Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Detetados 38 casos de nova variante em Inglaterra

Esta nova variante, que as autoridades de Saúde britânicas designaram por B1525, tem a mesma mutação E484K encontrada noutras variantes mais infecciosas, revelou a direção-geral de Saúde inglesa. Até agora, segundo a direção-geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England), foram encontrados localmente 38 casos desta variante, que também já foi detetada em países como o Canadá, a Nigéria e a Dinamarca

Detetados 38 casos de nova variante em Inglaterra
Notícias ao Minuto

16:20 - 16/02/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Lifestyle investigadores

As autoridades de saúde pública de Inglaterra detetaram 38 casos de uma nova variante que também já foi detetada em países como o Canadá, a Nigéria e a Dinamarca.

"A direção-geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England PHE) está a acompanhar os dados sobre as variantes emergentes de muito perto e, quando necessário, intervenções de saúde pública serão realizadas, como testes extras e rastreamento reforçado de contactos", disse a diretora médica, Yvonne Doyle.

Além da variante B117 (vulgo estirpe do Reino Unido), que já alastrou a dezenas de países incluindo Portugal, e desta nova B1525, as autoridades de saúde estão a investigar mais duas variantes primeiro identificadas em Inglaterra por também apresentarem a mutação E484K, que é comum às variantes detetadas no Brasil e África do Sul.

A organização em causa denomina esta nova estirpe como "uma variante em investigação", sendo que já se especula que as vacinas produzidas possam ser menos eficazes contra a mesma.

Apesar destas preocupações, a Saúde Pública de Inglaterra insiste que não existem provas de que esta variante se propague mas rapidamente ou que seja mais mortífera.

Recorde-se que já em dezembro se falava desta nova estirpe. O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) anunciou na véspera do Natal que podia ter surgido na Nigéria uma nova variante do coronavírus, mas alertava que eram necessárias mais investigações.

Entretanto, investigadores da Universidade de Edimburgo confirmaram que que a variante B1525, que terá sido detetada pela primeira vez na Nigéria, tinha sido encontrada no Reino Unido.

Leia Também: Bruxelas apresentará proposta sobre "próxima etapa" do combate à pandemia

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório