Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Dinamarquês julgado em Copenhaga por "preparação de ataque terrorista"

Um dinamarquês de 24 anos, detido em abril de 2020 após comprar uma arma de fogo, vai ser julgado num tribunal da Dinamarca sob a acusação de "preparação de ataque terrorista", anunciou hoje o Ministério Público local.

Dinamarquês julgado em Copenhaga por "preparação de ataque terrorista"

O indivíduo, natural da capital dinamarquesa, Copenhaga, foi detido em abril de 2020 imediatamente após ter comprado uma arma de fogo e munições, tendo sido colocado em prisão preventiva.

"Somos de opinião que a arma que o homem comprou era para ser usada num ataque terrorista na Dinamarca ou no exterior. Falhou porque foi preso imediatamente após a compra", disse a promotora Lise-Lotte Nilas, citada num comunicado.

"Estamos agora a acusá-lo por tentativa de terrorismo", acrescentou, sem avançar pormenores sobre um possível alvo.

Os serviços secretos dinamarqueses, que reivindicam terem frustrado inúmeros ataques terroristas os últimos anos, consideraram "séria" a ameaça de um ataque contra a Dinamarca, seis anos após um duplo ataque de motivação islâmica em Copenhaga.

O acusado, se considerado culpado, pode ter sentenciado a uma pena de prisão que pode chegar aos quatro anos.

O Ministério Público da Dinamarca pede também a privação da nacionalidade dinamarquesa e a sua expulsão, juntamente com uma proibição permanente de entrada no território, mas não especifica para onde pode ser enviado.

Na passada sexta-feira, as autoridades dinamarquesas e alemãs afirmaram ter frustrado um possível ataque 'jihadista' após uma série de prisões nos dois países.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório