Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Ministra da Saúde tomou 1.ª dose. Uso obrigatório de FFP2? Não

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Ministra da Saúde tomou 1.ª dose. Uso obrigatório de FFP2? Não
Notícias ao Minuto

07:56 - 15/02/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

A semana começa com um novo Estado de Emergência, que se prolonga até dia 1 de março, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Durante este período em vigor desde as 00h00 de hoje, mantêm-se as regras de confinamento obrigatório que estiveram em vigor nos últimos 15 dias.

No entanto, esta segunda-feira começam a produzir efeito as normas da nova estratégia de testagem determinadas pela DGS, como é o caso da realização de testes a cada 14 dias em escolas, prisões, fábricas ou na construção civil.

Apesar de o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 estarem a baixar, assim como o de vítimas mortais e de internamentos, Portugal continua sob pressão. Ontem chegaram ao país mais duas equipas médicas, uma do Luxemburgo e outra de França, para "apoiar os nossos profissionais de saúde neste combate", como salientou o primeiro-ministro, António Costa.

Portugal registou, este domingo, 1.677 novos casos de Covid-19 e 138 mortes, o número mais baixo desde o final de dezembro,.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Boa tarde! Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar as atualizações acerca do novo coronavírus através deste link. Mantenha-se seguro!

15h29 - Atenção! Emails falsos. As autoridades britânicas chamaram, esta segunda-feira, a atenção dos cidadãos para a possibilidade de receberem um email falso a oferecer uma vacina contra a Covid-19. Com um estilo bastante realista, os hackers tentam enganar os utilizadores da internet para que estes preencham os seus dados pessoais nos formulários enviados, de forma a roubá-los. Se receber um email destes apague-o. As autoridades de saúde não vão pedir detalhes de pagamento de nenhuma vacina. As administrações das mesmas são gratuitas.

15h20 - Portugal registou, esta segunda-feira, mais 1.303 casos de Covid-19 e 90 óbitos relacionados com a doença. Números bastante mais baixos dos que se registaram em janeiro.

15h07 - Um homem de 38 anos foi preso, no Reino Unido, por cuspir num polícia, enquanto garantia estar infetado com SARS-CoV-2.

Apesar de ser mentira, o homem deixou o agente com medo de ter sido infetado. Devido à sua atitude, o mesmo foi condenado, em tribunal, a 22 semanas de prisão efetiva.

15h00 - Marta Temido admitiu, esta segunda-feira, que a "situação caminha para uma certa estabilidade".

14h53 - A população de Vila Verde começa na terça-feira a ser vacinada contra a Covid-19, numa fase em vão ser vacinadas cinco mil pessoas, o que representa 10 mil inoculações, adiantou hoje aquela autarquia.

14h40 - Apenas 5% dos professores receberam equipamento necessário para dar aulas a partir de casa, segundo um questionário da Fenprof que revela que 95% dos docentes usa o seu próprio equipamento e passou a ter despesas acrescidas.

14h37 - Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, preconizou hoje um alívio do confinamento "cauteloso, mas irreversível", agora que mais de 15 milhões de pessoas no Reino Unido receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19

"Temos que ser muito prudentes e o que queremos ver é um progresso cauteloso, mas irreversível, e penso que é isso que a população e as pessoas de todo o país vão querer ver", disse.

14h28 - Ministra da Saúde, Marta Temido, faz balanço do plano de vacinação contra a Covid-19. Até às 13h de hoje já tinham sido feita "533 mil inoculações, das quais 333 mil relativas à 1.ª dose, e cerca de 200 mil a segundas doses". Marta Temido destacou ainda que até à passada sexta-feira, Portugal recebeu "649.800 mil" doses de vacina e aproveitou a ocasião para anunciar que ela própria recebeu, esta manhã, a 1.ª dose da vacina contra a Covid. Acompanhe aqui:

No que diz respeito à cobertura vacinal em Portugal continental é, neste momento, de 2,02% da população (5,4 doses). Além disso, anunciou a ministra, o país receberá esta semana mais "104.130 doses da Pfizer e 93.600 doses da vacina da AstraZeneca"

14h22 - Açores com dois novos casos divididos. Estes novos foram diagnosticados nas últimas 24 horas nos Açores, um na ilha de São Miguel e outro na Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h16 - 'Mayor' de Blackburn violou restrições. Cerca de 30 pessoas estavam numa casa a celebrar um casamento. Iftakhar Hussain explicou que esteve lá apenas para "facilitar" uma entrega de comida, mas não escapou à multa da polícia

14h05 - Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) não recomenda uso obrigatório de máscaras respiratórias (FFP2) ou a proibição de máscaras comunitárias (de tecido). Ainda assim, aconselha idosos e doentes a utilizarem máscaras cirúrgicas em espaços frequentados.

"As provas científicas muito limitadas relativas ao uso de máscaras respiratórias na comunidade não apoiam o seu uso obrigatório em vez de outros tipos de máscaras faciais", defende o ECDC num relatório hoje divulgado.

13h58 - O primeiro-ministro, António Costa, recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte oficial do Governo.

A mesma fonte adiantou que o primeiro-ministro "aguardará a altura em que será chamado para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19".

Na sexta-feira passada, também no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, foram vacinados contra a covid-19 o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

13h40 - A Altice Portugal não detetou qualquer anomalia ou avaria que tenha "impactado" o serviço de Internet, cujo tráfego médio aumentou 20% desde o primeiro trimestre de 2020, altura do primeiro confinamento, disse hoje fonte oficial à Lusa.

13h30 - O surto de Covid-19 que causou 14 mortos num lar da Misericórdia de Alcácer do Sal (Setúbal) foi dado como "encerrado" e os utentes que foram infetados já receberam alta, revelou hoje o provedor da instituição.

13h22 - O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), subiu de oito para 11, estando três utentes hospitalizados, revelou hoje à agência Lusa fonte da instituição.

13h13 - Os hospitais da região Centro registaram domingo taxas de ocupação abaixo dos 80% em enfermaria Covid-19 e cuidados intensivos, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

13h10 - Os estudantes de enfermagem em ensino clínico vão ser prioritários na vacinação contra a Covid-19, por estarem expostos aos mesmos riscos dos restantes profissionais de Saúde, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).

12h46 - O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje medidas que permitem apoiar a recuperação económica da crise causada pela pandemia da Covid-19 através dos mercados de capitais e facilitando o acesso das empresas a financiamento.

12h38 - As autoridades chinesas detiveram 80 pessoas e apreenderam mais de 3 mil doses falsas de vacinas contra a Covid-19, segundo a agência estatal Xinhua, citada pela Reuters.

Os suspeitos vendiam vacinas falsas, constituídas por soro fisiológico e água mineral, aos hospitais chineses e, ao que tudo indica, tentaram mesmo exportar o preparado para outros países.

De acordo com a Reuters, o crime estava a ser cometido desde setembro do ano passado. Ao longo deste tempo, os suspeitos terão lucrado 18 milhões de yuans, cerca 2.3 milhões de euros, com a distribuição de 58 mil doses.

As autoridades de saúde chinesas garantem que já conseguiram rastrear todas as vacinas falsas.

12h21 - O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), subiu de oito para 10, estando cinco idosos hospitalizados, foi hoje revelado.

12h07 - O Zimbabué recebeu hoje uma doação de 200.000 vacinas contra a covid-19, fabricadas pelo Sinopharm, propriedade do Estado chinês, tornando-se o terceiro país em África, depois do Egito e da Guiné Equatorial, a adquirir o medicamento.

12h00 - Um hotel sul-africano tem uma equipa formada por robôs para servir os hóspedes infetados ou com sintomas de Covid-19. A unidade hoteleira de Joanesburgo apresentou os novos 'funcionários' esta segunda-feira. Lexi, Micah e Ariel fazem agora parte do Hotel Sky, localizado num dos bairros mais ricos da capital sul-africana.

11h58 - A Federação Portuguesa do Táxi apelou hoje ao secretário de Estado da Mobilidade para a possibilidade de manter a suspensão de atividade aos taxistas que o fizeram no ano passado, na sequência do novo confinamento imposto devido à pandemia.

11h52 - A serial killer Rose West e o pedófilo Gary Glitter já foram vacinados contra a Covid-19, o que está a causar polémica junto dos internautas britânicos. Conheça a história aqui

11h45 - Já teve Covid-19? Será que ainda assim deve ser vacinado? Por que é que os jovens com menos de 16 anos não devem ser vacinados? A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) esclareceu, esta segunda-feira, em vídeo, tudo sobre o processo de vacinação.

11h37 - O Hospital de campanha de Portimão começou a ser desativado após a transferência de cinco doentes, avança a TVI24. Apesar disso, a estrutura, montada há um mês, vai manter-se no local.

11h33 - Cerca de 900 vacinas contra a Covid-19 vão começar a ser administradas, esta semana, em cinco concelhos do distrito de Évora, a pessoas com 80 e mais anos e acima dos 50 com doenças associadas.

11h32 - Bill Gates garantiu, em entrevista ao El País, no âmbito do lançamento do seu novo livro, que "a mudança climática terá efeitos muito piores do que a pandemia". De acordo com o magnata norte-americano, temos apenas três décadas para reduzir a zero as emissões de gases de efeito estufa. Caso contrário, o mundo vai "sofrer".

11h21 - As autoridades madrilenas detiveram 53 pessoas este fim de semana e autuaram mais de 1.200, por desrespeito às medidas adotadas pela capital de Espanha para combater a Covid-19.

11h16 - O turismo perdeu dois terços das receitas em 2020 devido à pandemia, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

11h07 - Os CTT garantiram hoje cumprir "escrupulosamente" as orientações da Direção-Geral de Saúde para proteção dos seus trabalhadores contra a pandemia, repudiando as denúncias "falsas e alarmistas" feitas no sábado pelo grupo parlamentar do PCP.

11h05 - A ministra dos Negócios Estrangeiros do Peru apresentou a demissão este domingo devido a um escândalo de vacinação indevida que envolve outros responsáveis governamentais, de acordo com a Associated Press.

11h03 - O projeto 'Vizinhos à janela' , uma iniciativa de bairro de combate ao isolamento e solidão durante o confinamento devido à pandemia de Covid-19, recebeu hoje o prémio 'Solidariedade Civil' do Comité Económico e Social Europeu (CESE).

10h55 - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.662.945 máscaras de proteção num distribuidor localizado no município do Seixal.

10h49 - O simulador online que vai permitir às pessoas a partir dos 50 anos perceber se estão incluídas nas listas da primeira fase da vacinação já está disponível no portal Covid-19.

10h40 - Paulo Portas acredita que o Estado de Emergência foi uma medida necessária para travar a progressão da pandemia em Portugal. Na sua análise de domingo, defendeu ainda o comentador que Costa passou de um “relaxador-mor a assustador-mor, num ápice".

10h17 - Mais 293 mortos relacionados com a covid-19 foram registados nas últimas 24 horas em África, que contabiliza agora 3.750.266 infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes sobre a pandemia nesta região.

10h11 -Das 3 mil farmácias do país, apenas 373 cumprem os requisitos necessários para poderem vender testes à Covid-19 ao público. No entanto, muitas têm-no feito à margem da lei, revela, esta segunda-feira, o Jornal de Notícias (JN). De acordo com a publicação,o Infarmed está já a realizar "ações de fiscalização às farmácias comunitárias (...) no que respeita a venda e realização de testes rápidos".

10h00 - Medidas em vigor no novo Estado de Emergência:

  • Deslocações limitadas para o estrangeiro a partir do território continental, por qualquer meio de transporte;
  • Controlo de pessoas nas fronteiras terrestres;
  • Possibilidade de suspensão de voos e de confinamento de passageiros;
  • Obrigação de recolhimento domiciliário;
  • Ensino à distância para todos os níveis de ensino;
  • Supermercados e hipermercados vão poder voltar a vender livros e materiais escolares, mas não outros bens não-essenciais;
  • Limites ao ruído em certos horários e edifícios habitacionais, para não perturbar quem está em teletrabalho (aprovado pela Assembleia da República, mas o Conselho de Ministros acabou por não aprovar nada sobre essa matéria);
  • Os operadores de telecomunicações podem limitar ou bloquear o acesso de serviços não-essenciais à banda larga de internet, em caso de necessidade, para proteger serviços críticos do Estado. Em causa estão serviços como a Netflix, HBO, Youtube e videojogos.
  • Atenção! Continuam em vigor todas as restrições impostas em Portugal continental nos últimos 15 dias, o que abrange limitações ao funcionamento do comércio não-essencial e da restauração, assim como a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana.

09h56 - A Câmara Municipal de Seul, capital da Coreia do Sul, anunciou, esta segunda-feira, que detetou a presença de Covid-19 numa gata com um sistema pioneiro de testes para animais de estimação, criado pelo país.

09h52 - Reino Unido já administrou 15 milhões de vacinas. Ministro da Saúde britânico garantiu hoje que os primeiros quatro grupos prioritários já foram vacinados.

09h50 - A África do Sul reabriu hoje 20 postos de fronteira terrestres após um encerramento de cerca de dois meses para conter a pandemia de Covid-19, que já infetou cerca de 1,5 milhões de pessoas no país.

09h41 - O Governo timorense aprovou hoje o plano nacional de vacinação contra a Covid-19 que prevê um processo em três fases, com o executivo ainda a analisar a aquisição e implantação da última fase, que abrange 80% da população.

09h37 - Homem multado em 200 euros por estar a ver... os aviões. De acordo com a polícia inglesa, o cidadão em questão violou as regras de confinamento do Reino Unido ao viajar de Mansfield até ao aeroporto de East Midlands, tudo para ver as aeronaves (de carga) a levantarem voo. Será que valeu a pena?

09h19 - Foi publicado em Diário da República o diploma do Governo com a legislação sobre as medidas de apoio ao setor da Cultura por causa da pandemia. A portaria produz efeitos esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, e inclui, entre outras ajudas, o apoio único de 438 euros para os profissionais do setor.

09h08 - Um investigador português propõe um algoritmo que pode ajudar os médicos a decidir o momento em que devem iniciar, descontinuar e interromper cada terapia respiratória não invasiva no tratamento da insuficiência respiratória aguda provocada pela Covid-19.

09h00 - Os investigadores do National Institutes of Health garantem que a humidade criada dentro do máscara pode ajudar a combater doenças respiratórias, incluindo a Covid-19.

08h51 - A União Europeia está a estudar várias opções para facilitar as viagens este verão. De acordo com o comissário europeu para o Mercado Interno,Thierry Breton, em cima da mesa está "uma paleta de recomendações" para viajar sem restrições, incluindo um certificado de imunidade ao coronavírus ou um teste rápido.

08h45 - O Governo aprovou um regime de apoio extraordinário ao preço da eletricidade, que se irá traduzir num desconto de 10% em relação à tarifa normal, dirigido a quem tem tarifa social ou potência contratada igual ou inferior a 6,9 kVa (quilovolt-ampere). Este apoio será atribuído a partir desta segunda-feira.

08h24 -Uma equipa médica francesa, formada por quatro profissionais de saúde, é hoje recebida no hospital Garcia de Orta, em Almada (Setúbal), pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e pela Embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin.

Uma médica especializada em cuidados intensivos, duas enfermeiras anestesistas e uma enfermeira lusófona compõem a equipa que vai juntar-se à unidade de cuidados intensivos do Garcia de Orta, por um período inicial de 15 dias.

08h13 - A Rússia registou mais de 14 mil casos e cerca de 400 mortes por coronavírus, nas últimas 24 horas, confirmaram as autoridades de saúde russas, esta segunda-feira. O país detetou assim, desde o início da pandemia, 4.086.090 casos de infeção e perdeu 80.520 vidas devido à Covid-19.

08h00 - A partir de hoje os viajantes que cheguem ao Reino Unido de países da 'lista vermelha' têm de pagar 1.750 libras (cerca de 1.993 euros) para cumprir o período de quarentena de 10 dias em hotéis designados pelo governo britânico.

07h51 - A Austrália anunciou hoje a suspensão da "bolha de viagem" com a Nova Zelândia, após a deteção durante o fim de semana de três infeções comunitárias de Covid-19 na cidade neozelandesa de Auckland.

07h47 - A Alemanha regista, esta segunda-feira, 4.426 novos casos de Covid-19 e 116 mortos.

07h42 - A petição que manifesta a "revolta dos cabeleireiros", lançada por Vânia de Oliveira, gerente de um espaço em Braga, conseguiu as 7.500 assinaturas para ir a debate parlamentar.

07h31 - Testes à Covid-19 a cada 14 dias em escolas, prisões, fábricas ou na construção civil, nos concelhos com mais casos, e rapidez de rastreio de contactos são algumas das normas em vigor a partir de hoje.

07h23- A Índia registou 90 mortes por covid-19 e 11.649 casos nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

07h21 - O México registou 436 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 174.207 o número total de óbitos desde o início da pandemia, disseram na sexta-feira as autoridades mexicanas.

07h19 - A Madeira vai aplicar, entre hoje e sexta-feira, medidas mais restritivas por causa do Carnaval, estando imposto o recolher obrigatório entre as 18h00 e as 5h00 e o encerramento às 17h00 das atividades comerciais, industriais e de serviços.

07h11 - A China registou um caso de Covid-19 por transmissão local após sete dias consecutivos sem infeções, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

07h07 - Os Estados Unidos registaram 1.379 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e 70.651 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h01 - Portugal entrou hoje num novo período de Estado de Emergência para combater a pandemia, que se prolonga até 1 de março, mantendo-se as regras de confinamento obrigatório que estiveram em vigor nos últimos 15 dias. Recorde aqui todas as medidas em vigor.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Doentes transferidos recuperaram; Estirpe até 70% mais mortal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório