Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sondagem indica que partidos separatistas mantêm maioria na Catalunha

Uma sondagem feita pela televisão pública espanhola (TVE) indica que os partidos independentistas catalães deverão manter a maioria absoluta dos lugares no parlamento da Catalunha, depois das eleições que se realizaram hoje.

Sondagem indica que partidos separatistas mantêm maioria na Catalunha
Notícias ao Minuto

19:25 - 14/02/21 por Lusa

Mundo Eleições na Catalunha

O Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC-PSOE) teria sido o mais votado, mas o sistema de votação deverá fazer com que tenha a segunda maior representação no parlamento da Catalunha, com 34 a 36 lugares.

De acordo com a projeção feita, a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, independentista), mesmo sendo o segundo mais votado, será o primeiro em termos de representação na assembleia regional, com 36 a 38 dos 135 lugares.

O terceiro partido mais votado seria o Juntos pela Catalunha (JxC, independentista) do antigo presidente Carles Puigdemont fugido atualmente na Bélgica que obteria entre 30 e 33 dos deputados.

Os partidos independentistas conseguiriam, segundo esta sondagem, obter uma maioria de mais de 68 representantes na assembleia regional, podendo manter a direção do governo regional, se conseguirem negociar um pacto entre si.

A consulta eleitoral teve lugar num contexto de forte aumento dos casos de covid-19, depois da época do Natal, que ajudaram ao aumento da abstenção.

A participação nas eleições para o parlamento da Catalunha às 18:00 horas era de 45,67% do eleitores recenseados, 22,6 pontos percentuais menos do que nas eleições de 2017, quando nessa altura atingiu 68,26%, num ano em que a afluência às urnas atingiu um recorde de 79% no final do dia.

Se as indicações dadas por esta projeção se confirmarem, os partidos separatistas parecem bem colocados para se manterem na direção desta comunidade autónoma espanhola, apesar de estarem muito divididos entre si, depois da tentativa falhada de independência da região em 2017.

O PSC, que se apresentou com uma atitude conciliadora, parece ter beneficiado do voto útil dos eleitores constitucionalistas (pela unidade de Espanha), o que já tinha acontecido em 2017 com o Cidadãos (direita-liberal), que ganhou as eleições anteriores, mas também não impediu uma maioria separatista no parlamento regional.

A Catalunha está situada no nordeste de Espanha e é uma das 17 comunidades autónomas do país, com um Governo e um parlamento regional, assim como uma polícia própria (Mossos d'Esquadra).

A região tem cerca de 7,8 milhões de habitantes e é considerada a mais rica de Espanha, produzindo um quinto da riqueza do país e com um PIB anual superior ao de Portugal ou da Grécia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório