Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ruanda inicia processo de vacinação contra a Covid-19

O Ruanda começou hoje a vacinar os grupos de maior risco de contrair covid-19, como os profissionais de saúde na linha da frente, com uma quantidade limitada de vacinas, sendo o primeiro país da África oriental a iniciar a vacinação.

Ruanda inicia processo de vacinação contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

17:54 - 14/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O processo começou com as vacinas "aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), adquiridas com a ajuda de parcerias internacionais, em quantidade limitada", adiantou hoje o Ministério da Saúde ruandês em comunicado, citado pela AFP.

O Ruanda torna-se assim o primeiro país da África Oriental a arrancar com o processo de vacinação contra a covid-19.

"Esta fase inicial será seguida de entregas maiores", de acordo com as quantidades esperadas através do dispositivo Covax, das Nações Unidas, que procura garantir vacinas para os países mais pobres e os pertencentes à União Africana.

Uma fonte do Ministério da Saúde ruandês adiantou à AFP, sob anonimato, que a vacinação terá começado na quinta-feira.

Uma outra fonte, também sob anonimato, adiantou que o Governo do Ruanda comprou mil doses da vacina ao laboratório norte-americano Moderna.

"Em seguida, o Governo espera obter mais 128 mil doses e um outro lote até ao final de fevereiro", adiantou a fonte, acrescentando que depois disso o executivo irá negociar doses suplementares num curto prazo.

O Ruanda tem 12 milhões de habitantes e regista mais de 17 mil casos de covid-19 e 236 mortes pela doença, depois de ter posto em prática algumas das medidas mais restritivas no continente africano de combate à pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.394.541 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório