Emília, o único nome da mulher facultado à Lusa, por questões de privacidade, chegou ao Canadá na década de 1970, quando tinha apenas 20 anos, e cinco anos mais tarde começou a trabalhar para a famosa cadeia de 'fast food' KFC (Kentucky Fried Chicken), continuando 70 anos depois, ainda a fazê-lo, apesar da pandemia de covid-19.
Um dos clientes habitais, Jason Schweitzer, de 39 anos, decidiu criar através do portal 'gofundme', sob a designação de "Emilia has served the community since 1975" (Emília serviu a comunidade desde 1975), uma campanha de angariação de fundos para a septuagenária.
"Uma das últimas vezes que lá fui, um dos clientes não foi muito simpático e vi a forma delicada como ela lidou com toda a situação. Com toda a sua simpatia, dedicação e pelos anos que conseguiu manter o trabalho, merecia ser reconhecida e, nessa noite, decidi criar a campanha", disse.
Jason Schweitzer recordou na sua juventude caminhar para o KFC na companhia da sua mãe, na altura localizado no este de Toronto, na área da Riverdale, na intersecção da Broadview com a Gerrard.
O objetivo inicial era atingir os dois mil dólares (1.300 euros), mas a resposta da comunidade foi inspiradora e decidiu "continuar com a campanha durante mais uma semana".
O dinheiro angariado, que continua a aumentar quase a cada hora, vai reverter para as despesas diárias da septuagenária, como a renda mensal, os transportes públicos, e até o acesso a cuidados de saúde.
Atualmente Emília continua a trabalhar cinco dias por semana no restaurante, agora numa localização diferente, próximo da intersecção da Pape com a Sammon Avenue, junto à estação de metro.
O canadiano justificou ainda que a sua ligação com a Europa e mais precisamente com Portugal começou há cerca de 10 anos, fazendo parte de uma comunidade de músicos e atletas, mostrando-se orgulhoso pelo privilégio de visitar "países bonitos com pessoas corajosas, orgulhosas e cidadãos de excelência".
"Portugal é um lugar lindíssimo, tem excelentes praticantes de desporto. Sou canadiano com muito orgulho e também estou feliz por Portugal também ter hóquei no gelo, modalidade com muita tradição na América do Norte", concluiu.
Leia Também: Canadá deportou meia centena de portugueses em 2020