Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Doentes transferidos recuperaram; Estirpe até 70% mais mortal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Doentes transferidos recuperaram; Estirpe até 70% mais mortal
Notícias ao Minuto

08:18 - 14/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Era suposto ser fim de semana de Carnaval, mas a pandemia da Covid-19 retirou a possibilidade de festejos. Este ano, máscaras... só as de proteção. Contudo, apesar da proibição de ajuntamentos, há quem arrisque fazer festas ilegais.

Apesar dos muitos cidadãos que não respeitam as medidas do Estado de Emergência, Portugal tem conseguido, desde o início de fevereiro, reduzir o número de novos contágios e, por consequência, de vítimas mortais relacionadas com a doença.

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 1.677 novos casos pelo novo coronavírus e 138 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este domingo. No total, o país regista 785.756 infetados e 15.321 óbitos.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h10 - Brasil reporta mais de 24 mil novos casos e 713 mortos. O Ministério da Saúde brasileiro informou, este domingo, que nas últimas 24 horas, foram registados mais 24.759 casos positivos de Covid-19 e 713 óbitos associados ao novo vírus no país. Com os dados de hoje verifica-se uma queda significativa no número de mortos reportados, sendo que no resto da semana, registaram-se mais de mil vítimas mortais associadas ao novo vírus por dia.

22h58 - António Costa? "Há uma mudança de atitude" porque está "fragilizado". Luís Marques Mendes defendeu, este domingo, que o primeiro-ministro mudou de atitude face à pandemia. "Acho que há uma mudança, acho que [António Costa] está mais exigente consigo próprio e com a situação do que anteriormente", considerou o antigo dirigente do PSD, no seu espaço de comentário na SIC, a propósito de um artigo do Expresso que refere que o primeiro-ministro estava mais pessimista que o Presidente da República.

21h35 - Itália mantém encerradas pistas de esqui até 5 de março. A Itália decidiu manter fechadas as pistas de esqui, que deveriam reabrir na segunda-feira, devido à disseminação de variantes do novo coronavírus, incluindo a britânica, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

21h00 - Dois doentes transferidos para a Madeira estão recuperados. A Região Autónoma da Madeira registou 60 novos casos positivos de Covid-19, um total de 1.632 situações ativas, e a recuperação dos dois doentes que foram transferidos de Lisboa, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde.

20h58 - Urgência em Serpa reabre na segunda-feira com surto controlado. A Misericórdia de Serpa (distrito de Beja) anunciou hoje que o serviço de Urgência do Hospital de São Paulo (HSP), naquela cidade, reabre na segunda-feira, após o surto de covid-19 na unidade hospitalar ter sido "controlado".

20h33 - Associação quer vacinação prioritária de trabalhadores de centros de dia. A Associação Nacional de Gerontologia Social defendeu hoje que os trabalhadores de centros de dia e serviço de apoio domiciliário sejam vacinados na primeira fase de vacinação e solicitou a intervenção do Presidente da República para resolver a situação.

20h16 - Guiné-Bissau regista mais 39 casos da Covid-19. A Guiné-Bissau registou mais 39 casos de infeção pelo novo coronavírus para um total acumulado de 2.924, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

19h41 - Boris Johnson sublinha vacinação de 15 milhões de pessoas como "extraordinário". O primeiro-ministro britânico considerou hoje um "feito extraordinário" que o Reino Unido tenha conseguido vacinar mais de 15 milhões de pessoas contra o coronavírus em 10 semanas, o que permite ao país entrar numa nova fase de vacinação.

18h58 - Estudo indica que variante do Reino Unido é até 70% mais mortal. Um estudo divulgado pelo Governo britânico indica que a nova variante do novo coronavírus, agora predominante no país, pode ser até 70% mais mortal que as anteriores. O novo relatório, que se baseia na análise de cerca de 12 estudos, revela que a chamada variante 'Kent', nome do condado onde foi inicialmente identificada, é provavelmente 30% a 70% mais mortal do que outras variantes.

18h46 - OMS em Wuhan. Coronavírus já estaria a circular amplamente em dezembro. A equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que esteve quatro semanas em Wuhan, terá encontrado provas de que o novo vírus já estava a circular amplamente na cidade quando o primeiro caso foi identificado em dezembro de 2019. A notícia foi avançada, este domingo, pelo coordenador da delegação da OMS responsável por esta missão, Peter Ben Embarek, em entrevista à CNN.

18h08 - Covid não trava amor: Milhões celebram Dia dos Namorados em todo o mundo. Este ano o Dia dos Namorados foi testado no mundo inteiro pelas restrições impostas para combater a pandemia. Mas, nem a Covid-19 conseguiu sobrepor-se às celebrações do dia do São Valentim. Veja a galeria.

Notícias ao Minuto [Milhões celebram Dia dos Namorados em todo o mundo]© Reuters

17h59 - Reino Unido com 258 mortes e 10.972 novos casos. O Reino Unido regista hoje 258 mortes e 10.972 novos contágios por covid-19, uma quebra acentuada face ao dia anterior, numa altura em que os britânicos continuam em confinamento quase total.

17h49 - Itália tem mais 221 mortos e 11.068 novos casos. A Itália registou 221 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas e 11.068 novos contágios, indicou hoje o Ministério da Saúde, numa altura em que surgiu uma polémica sobre a reabertura das pistas de esqui.

17h35 - Angola vai apoiar Moçambique com tanque de oxigénio. Angola vai apoiar Moçambique na luta contra a Covid-19, com o envio de um tanque de oxigénio para doentes internados com necessidade de apoio respiratório, anunciou hoje a Presidência da República moçambicana.

17h16 - Polícia dispersa festas de carnaval com centenas de pessoas no Brasil. Apesar de estarem proibidas festas de carnaval no Brasil, a polícia tem dispersado vários ajuntamentos com centenas de pessoas em Pipa e em Natal, Rio Grande do Norte. De acordo com a G1, as festas têm ocorrido, sobretudo, no município de Tibau do Sul. A Polícia Militar informou que já foram registados casos de festas ilegais, sendo que só no sábado foram identificadas 16 naquele estado. Contudo, não foram realizadas detenções.

16h35 - Equipas do Luxemburgo e de França já chegaram a Portugal. Costa agradece. O primeiro-ministro saudou o apoio prestado pelas equipas clínicas internacionais. António Costa ainda sublinhou que a importância do desagravamento da pandemia verificado nos últimos dias em Portugal e apelou à persistência no combate ao novo vírus.

16h16 - Garcia de Orta com mais internados mas menos nos Cuidados Intensivos. O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje mais três doentes internados por Covid-19, mas menos dois em cuidados intensivos, de acordo com a atualização diária do hospital sobre a pressão provocada pela doença nos serviços.

15h58 - Ponte da Barca apela a Marcelo para reabrir fronteira com Espanha. O presidente da Câmara de Ponte da Barca lançou hoje um "forte apelo" ao Presidente da República para reabrir a fronteira da Madalena, no Lindoso, considerando que a decisão do Governo de mantê-la encerrada "é de cariz político".

15h52 - Associações pedem pelo menos 2,5% da 'bazuca' para a Cultura. Um conjunto de associações ligadas à organização de espetáculos defendeu hoje que o "mínimo" que o país pode fazer é investir na Cultura 2,5% dos fundos da 'bazuca' europeia de resposta à crise provocada pela Covid-19.

15h27 - Reino Unido. Mais de 15 milhões de pessoas já receberam 1ª dose da vacina. Mais de 15 milhões de pessoas residentes no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada durante a tarde deste domingo pelo ministro responsável pela vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, através de uma mensagem divulgada nas redes sociais.

14h29 - Linha 1400 de assistência farmacêutica está disponível online 2.ª feira.A Linha 1400, de assistência farmacêutica gratuita e que funciona 24 horas, todos os dias da semana, estará a partir de segunda-feira também disponível 'online' através do site www.1400SAFE.pt, segundo um comunicado.

A Linha 1400, pela qual é possível obter informação sobre farmácias de serviço 24 horas, fazer encomendas ou a pré-reserva de medicamentos, evitando assim deslocações desnecessárias, já prestou apoio a mais de 50 mil portugueses, tendo sido registados mais de 10 mil pedidos de medicamentos.

14h01 -Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 1.677 novos casos pelo novo coronavírus e 138 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este domingo. No total, o país regista 785.756 infetados e 15.321 óbitos.

13h37 - As autoridades de saúde acabam de anunciar que, até hoje, foram administradas, em Portugal, 523.349 vacinas contra a Covid-19.

13h23 - Chegam hoje a Portugal duas equipas de médicos e enfermeiros do Luxemburgo e França para reforçar as equipas portuguesas que trabalham na linha da frente do combate à pandemia da Covid-19.

Do Luxemburgo viajam dois médicos e dois enfermeiros, que vão apoiar o serviço de Medicina Interna do Hospital de Évora. Já de França vêm um médico e três enfermeiros para trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Ambas as equipas devem ficar cerca de 15 dias em Portugal.

13h16 - Israel e o Chipre concluíram hoje um acordo que permite aos seus cidadãos viajar sem restrições entre os dois países depois de vacinados contra a Covid-19.

13h08 - Conselho DGS: "Este ano, o amor é vivido de forma diferente. Amar é proteger. Viva o dia dos namorados em casa e protegido"

12h48 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.394.541 pessoas em todo o mundo, num total de mais de 108 milhões de casos, segundo um balanço feito pela agência France-Presse (AFP) até às 11h00 de hoje.

12h27 - África registou nas últimas 24 horas mais 355 mortes por Covid-19, para um total de 98.187 óbitos, e 11.278 novos casos de infeção, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

12h21 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, mais seis casos positivos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel.

12h19 - GNR assinala Dia dos Namorados no Facebook, mas sem nunca esquecer a pandemia. "Apaixone-se, namore, festeje em segurança, mas fique em casa!", apelam as autoridades este domingo.

12h03 - Um grupo de 63 deputados conservadores pediu hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para retirar todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 até maio, altura em que os cidadãos mais vulneráveis já estarão vacinados. O Governo britânico planeia reabrir as escolas e os bares na altura da Páscoa e, no final do abril, todos os setores produtivos.

11h59 - Pelo menos 122 idosos foram apanhados a mentir na idade, na cidade de São Paulo, no Brasil, para serem vacinados contra a Covid-19, antes do tempo. De acordo com as autoridades de saúde da cidade brasileira, as fraudes aconteceram, na passada segunda-feira, dia 8 de fevereiro, durante o processo de vacinação dos idosos com mais de 90 anos.

11h37 - O Japão aprovou hoje formalmente o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer contra a Covid-19 para a campanha de inoculação a iniciar na quarta-feira, com o objetivo de imunizar grande parte da população até julho. A aprovação rápida da vacina é um passo importante no controle de infeções no país que prevê acolher os Jogos Olímpicos em menos de seis meses.

11h14 - Fazer ou não Erasmus em plena pandemia, eis a questão. Em plena pandemia de Covid-19, muitos universitários enfrentam o dilema entre fazer ou não Erasmus, e se muitos abdicaram da experiência, outros fizeram as malas na mesma para passar um semestre fora. Além disso, as instituições de ensino superior portuguesas receberam cerca de menos sete mil estudantes estrangeiros no primeiro semestre, em comparação com ano letivo anterior, no âmbito do programa Erasmus+, o equivalente a uma quebra de 86%.

11h02 - Do ébola ao plasma, a procura de tratamento na corrida contra a Covid-19. Medicamentos contra malária, VIH, ébola e artrite reumatoide, plasma convalescente ou reforço de vitaminas, vários são os tratamentos que têm sido experimentados contra a Covid-19, mas cada descoberta promissora acaba por perder terreno na corrida contra o vírus.

10h49 - Um médico foi o primeiro cidadão a receber a vacina para a Covid-19, no Líbano, dando hoje início à campanha de vacinação naquele país, que enfrenta uma "grave crise" económica, política e de saúde. "Esperamos que este seja o início do fim da epidemia no país", afirmou Mahmoud Hassoun, chefe da unidade de Medicina Intensiva do hospital Rafic Hariri, em Beirute, capital do Líbano e a principal instituição pública mobilizada na luta contra o coronavírus.

10h43 - A pandemia de Covid-19 alterou as dinâmicas dos grupos de apoio ao luto que, em tempos de confinamento, trocam a partilha presencial por reuniões em plataformas online ou pelo atendimento telefónico a quem procura auxílio para enfrentar a perda. Cético sobre o apoio ao luto à distância, o fundador da Apelo - Apoio à Pessoa em Luto -, José Eduardo Rebelo, assumiu ter sido "com muita relutância" que a associação abriu uma sala na plataforma Zoom para "continuar a prestar auxílio a quem o procura".

10h37 - A Alemanha reforçou hoje os controlos fronteiriços com a República Checa e a Áustria para tentar conter a propagação das novas variantes da Covid-19, quando a taxa de incidência de contágios mantém a tendência de baixa. Desde as 00h00 de hoje que apenas podem entrar no país por essas fronteiras cidadãos alemães ou estrangeiros com residência fixa na Alemanha, bem como pessoas que atestem outras razões, familiares ou laborais, e trabalhadores transnacionais, pessoal sanitário e motoristas de transporte de mercadorias.

10h31 - Conselho DGS. Nunca é demais recordar, o SARS-CoV-2 "não se vê, mas existe. A melhor prenda que pode oferecer às pessoas de quem gosta é manter as medidas de proteção contra a Covid-19"

10h10 - Paris é a cidade francesa que mais sofreu com o impacto da Covid-19 e quer pôr em prática em 2021 o relançamento económico, embora se confronte com "a visão limitada do Estado", segundo o vereador português Hermano Sanches Ruivo.

10h07 - A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse que recebe "muitas queixas" diariamente sobre "situações graves" de empresários que não conseguem apoios e que "já não há desculpa" para não se saber como agir, dado que passou quase um ano desde o início da pandemia em Portugal.

09h55 - As autoridades espanholas encerraram duas festas ilegais, este sábado, em Madrid. De acordo com o jornal El País, foram levantados 90 autos de contraordenação e oito pessoas acabaram mesmo detidas. Uma das festas aconteceu num apartamento turístico, na rua Cádiz, onde mais de 50 jovens estavam reunidos.

09h27 - A União Europeia (UE), acusada de lentidão na gestão da pandemia de Covid-19, vai acelerar os procedimentos de autorização de vacinas melhoradas para responder às diferentes variantes do novo coronavírus, indicou hoje a comissária da Saúde dos 27.

09h17 - O Reino Unido deve voltar aos números do início de junho de 2020 "dentro de semanas", disse, este domingo, o professor Tim Spector, responsável pela aplicação da Covid-19 do país. De acordo com o investigador, desde o dia 1 de janeiro que o número de novos casos está a cair no Reino Unido, registado agora uma queda de 80%.

09h01 - A secretária-geral da AHRESP considerou que não se está a conseguir um equilíbrio "necessário e desejável" entre as medidas sanitárias e as económicas e que os apoios à restauração e hotelaria aparecem de forma "tardia" e "muito complexa".

08h57 - Mapa de mortes Covid-19 por país, com base nas contagens de AFP:

08h45 - A Rússia ultrapassou, este domingo, as 80.000 mortes por coronavírus. De acordo com as autoridades de saúde russas, o país registou, nas últimas 24h, mais 14.185 contágios e 430 óbitos devido à Covid-19.

08h42 - A secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, afirmou que a rentabilidade do take away e entregas ao domicílio é "praticamente nula" para restaurantes que aderiram recentemente e uma das razões são as comissões elevadas das plataformas.

08h23 - A Nova Zelândia vai confinar sua maior cidade (Auckland) após detetar três casos de coronavírus, anunciou, este domingo, a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern.

08h11 - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido prevê que, esta segunda-feira, o país atinja a meta dos 15 milhões de pessoas vacinadas. "Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para cumprir isso", disse Dominic Raab, ao ser questionado sobre o cumprimento das 'promessas' feitas no lançamento do plano de vacinação do país, em dezembro do ano passado.

08h03 - Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 218 mortes e 6.114 casos de Covid-19, anunciou, este domingo, o Instituto Robert Koch.

08h00 - Hoje é Dia dos Namorados e, pela primeira vez em Portugal, comemorado com a Covid-19 à espreita. Para que a sua relação não saia afetada por esta doença, deixamos um 'kit' de sobrevivência para a intimidade do casal nestes tempos de pandemia. Ora clique

07h50 - Os Estados Unidos registaram 3.359 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e 84.913 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h41 - "Estamos todos? Um, dois, três." Foram precisas sete pessoas para virar o doente. O trabalho de equipa na chamada 'zona vermelha' é muito exigente, mas médicos e enfermeiros continuam a resistir, apesar do cansaço de um ano de pandemia. Leia a reportagem da Lusa no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, aqui

07h29 - O diretor clínico do maior hospital do país defendeu que o próximo desconfinamento deve ser feito por fases, com cautela e sem precipitações, porque há ainda muito para descobrir sobre o potencial de crescimento das novas variantes do coronavírus.

07h17 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um café e restaurante na freguesia de Marinhais, em Salvaterra de Magos (Santarém), por estar a vender bebidas alcoólicas dentro do estabelecimento, disse à Lusa fonte daquela entidade.

07h10 - O México registou 1.214 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 173.771 o número total de óbitos desde o início da pandemia, disseram na sexta-feira as autoridades mexicanas.

7h00 - Dois meses após eclodir um surto de Covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, no Alentejo, com mais de 30 óbitos, "o pior já passou" e o próximo "passo" é o apoio psicológico a utentes e funcionários.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina? Arrancam testes em crianças; Boris Johnson convoca G7

Recomendados para si

;
Campo obrigatório