Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Explosão em fábrica de pirotecnia na Índia provoca 13 mortos e 26 feridos

Uma explosão numa fábrica de pirotecnia no sul da Índia provocou hoje pelo menos 13 mortes e 26 feridos, em mais uma catástrofe industrial no país.

Explosão em fábrica de pirotecnia na Índia provoca 13 mortos e 26 feridos
Notícias ao Minuto

14:32 - 12/02/21 por Lusa

Mundo Índia

Segundo P. Perumal, superintendente da polícia da cidade ao Virudhunagar, no estado de Tâmil Nadu, onde ocorreu a explosão, os 26 feridos foram já transportados para hospitais na região.

Perumal adiantou que o incidente ocorreu às 13:30 locais (09:00 em Lisboa) e que as primeiras investigações sugerem que os trabalhadores da fábrica estavam a misturar vários componentes químicos necessários para a produção de artefactos pirotécnicos quando ocorreu a explosão.

O fogo foi, entretanto, extinto pelos bombeiros, acrescentou.

Num comunicado, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou solidariedade com os familiares das vítimas mortais e anunciou que irão compensações económicas para os que foram afetados pela "tragédia".

Os deslizamentos de terra, incêndios e outros acidentes industriais são comuns na Índia, muitas vezes devido à infraestrutura deficiente e má manutenção, fatores alimentados pela corrupção e práticas ilegais no setor de construção.

Em janeiro deste ano, 24 pessoas morreram num desabamento num crematório municipal durante um funeral no norte do país, desencadeando a indignação de centenas de pessoas que denunciaram a precariedade das obras municipais.

Também no mês passado, dez bebés morreram num incêndio num hospital no oeste da Índia, que trouxe muitas críticas pela negligência em relação às medidas de segurança.

Segundo os últimos dados oficiais disponíveis, referentes a 2018, nesse ano ocorreram 13.099 incêndios em edifícios governamentais, escolas, residências e outros locais na Índia, nos quais 12.748 pessoas morreram e 777 ficaram feridas.

Leia Também: Índia e China reduzem escalada militar na fronteira dos Himalaias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório