Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Retirada acusação contra polícias que empurraram idoso em manifestação

Idoso sofreu fratura no crânio.

Retirada acusação contra polícias que empurraram idoso em manifestação
Notícias ao Minuto

11:54 - 12/02/21 por Andrea Pinto

Mundo George Floyd

Um grande júri recusou-se a acusar dois agentes da polícia de Buffalo que enfrentavam acusações de agressão por empurrar um idoso de 75 anos de idade, durante uma manifestação após a morte de George Floyd, nos EUA.

O incidente aconteceu em junho do ano passado. Martin Gugino, de 75 anos de idade, foi empurrado por dois agentes da polícia de Buffalo, durante uma manifestação em Nova Iorque. Sofreu, na sequência disso, uma fratura no crânio.

Os dois agentes, Aaron Torgalski, de 39 anos, e Robert McCabe, de 32, foram formalmente acusados de agressão, depois de terem sido filmado a empurrar Gugino, que caiu inanimado no chão. Torgalski e McCabe declararam-se inocentes da agressão, sujeita a uma pena de segundo grau, tendo sido libertados sem fiança. Acabaram por ser suspensos, sem direito a salário.

Na sequência disto, recorde-se, toda a equipa de intervenção da polícia de Buffalo, no estado de Nova Iorque, apresentou demissão.

Esta quinta-feira, um júri decidiu retirar a acusação contra os dois agentes.

A informação é avançada pelo advogado de acusação, John Flynn, que condena a decisão num caso que, na sua opinião, não era "nada complexo" dado que havia imagens que comprovavam o sucedido.

O grande júri votou a favor de "não apresentar queixa", o que significa que rejeitaram o caso, disse, não se alongando mais, dado que os procedimentos do caso eram privados.

Já o advogado dos dois agentes congratulou-se com a decisão embora considere que seja muito difícil estes agentes recuperarem a sua reputação.

Leia Também: Polícia que asfixiou afro-americano George Floyd será julgado em separado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório