Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Demissões e convulsão política após rodapé na TV sobre princesa Leonor

"Leonor vai embora de Espanha, como o seu avô", exibiu a estação pública RTVE num rodapé, durante alguns minutos. Foi o suficiente para levantar uma onda mediática que já obrigou o órgão a pedir desculpa e que gerou reações políticas.

Demissões e convulsão política após rodapé na TV sobre princesa Leonor
Notícias ao Minuto

17:47 - 11/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Princesa Leonor

A princesa Leonor, filha mais velha dos reis de Espanha, vai para o País de Gales no próximo ano letivo, onde vai fazer o ensino secundário. A notícia era só esta, mas a Rádio e Televisão Espanhola (RTVE) transformou-a em algo muito diferente com a escolha de um rodapé polémico: "Leonor vai embora de Espanha, como o seu avô".

O texto, que esteve a passar vários minutos no ticker da magazine matinal 'La Hora de la 1', da TVE, compara a ida da jovem para o estrangeiro por motivos escolares à saída de Espanha do avô, motivada por escândalos de natureza fiscal.

O jornal El Mundo descreve o incidente como o "último ataque" da estação pública à casa real espanhola.

A administradora da RTVE, Rosa María Mateo, já emitiu um pedido de desculpas, lamentando "profundamente" este episódio de "irresponsabilidade grave" e anunciando "medidas imediatas" para que "os responsáveis por este erro sejam dispensados dos seus cargos".

A responsável esclarece, porém, que o incidente "não pode apagar o compromisso inabalável da RTVE para com a defesa dos valores constitucionais e das instituições do Estado e, sobretudo, da Coroa".

Um dos autores do polémico rodapé, Bernat Barrachina, partilhou uma mensagem nas redes sociais onde ironiza sobre a situação. "Despediram-me, como ao avô de Leonor", escreveu.

Sendo a nomeação do mais alto responsável da televisão pública uma responsabilidade do governo espanhol, a discussão depressa se tornou política, esgrimindo-se argumentos contra e a favor da penalização dos trabalhadores da estação.

O Partido Popular, à direita, disse que a RTVE "agora ataca a coroa", naquilo que considera uma "deriva dos responsáveis políticos da RTVE". O partido de Pablo Casado exige "explicações urgentes" e pede que se demita o diretor de informação da estação, Enric Hernández, atacando o governo: a TVE "não é a televisão de Sánchez", dizem. O Ciudadanos também condena o episódio, descrevendo-o como uma "vergonha".

Já o Podemos, parceiro do PSOE de Pedro Sánchez, deixou um comentário sarcástico: "O 'banner' da TVE não deveria incomodar os monárquicos que acreditam que Juan Carlos é inocente e deixou a Espanha para sair de cena. Se ficam incomodados é porque reconhecem que, de facto, Juan Carlos é corrupto".

Leia Também: Espanha regista mais de 18 mil novos contágios e 643 óbitos em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório