Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Variante britânica irá tornar-se na estirpe dominante "no mundo"

A variante britânica do coronavírus, primeiramente identificada em Kent, poderá tornar-se na estirpe dominante em todo o mundo, segundo prevê a responsável pelo programa de vigilância genética do Reino Unido.

Variante britânica irá tornar-se na estirpe dominante "no mundo"
Notícias ao Minuto

15:17 - 11/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A chefe do programa de vigilância genética do Reino Unido, Sharon Peacock, disse à BBC, esta quinta-feira, que a variante britânica do novo coronavírus "varreu o país" e "muito provavelmente, vai varrer o mundo".

A especialista prevê, ainda, que o trabalho de sequenciamento de variantes que a sua equipa está a desenvolver seja necessário por, pelo menos, mais 10 anos.

"Assim que consigamos controlar o vírus e as suas mutações, que acontecem por ser virulento (e que causam doença), aí podemos parar de nos preocupar. Mas acho que, olhando para o futuro, vamos fazer isto durante anos. Ainda vamos estar a fazer isto [sequenciamento do vírus] daqui a 10 anos, na minha opinião", disse.

Recorde-se que a variante britânica já foi identificada em mais de 50 países, tendo espoletado - a velocidades diferentes nos diferentes países - endurecimento de medidas, encerramento de fronteiras ou bloqueio de corredores aéreos.

Esta estirpe foi detetada pela primeira vez em setembro do ano passado no sudeste de Inglaterra e a sua rápida transmissão nos meses que se seguiram colocou enorme pressão no sistema nacional de saúde do país - assim como nos países onde acabou por chegar.

No final de janeiro, sublinhe-se, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse que as vacinas da Pfizer-BioNtech e da Moderna contra a Covid-19 são eficazes para a variante britânica.

Leia Também: "As variantes do vírus não são o início de uma nova pandemia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório