Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Rivais da Turquia planeiam aliança regional em Atenas

Ministros dos Negócios Estrangeiros e responsáveis oficiais de diversos países do Golfo Pérsico estão hoje reunidos em Atenas, quando a Grécia procura ampliar as suas alianças para contrariar as tensões com a rival regional Turquia.

Rivais da Turquia planeiam aliança regional em Atenas
Notícias ao Minuto

14:04 - 11/02/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

A Grécia e a Turquia, ambos membros da NATO, permanecem envolvidos numa disputa sobre as fronteiras marítimas e direitos de prospeção de hidrocarbonetos no Mediterrâneo oriental, que motivou em 2020 um perigoso aumento da presença militar na região que se prolongou durante meses.

Responsáveis oficiais da Arábia Saudita, Bahrein e dos Emirados Árabes Unidos encontraram-se em Atenas com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Chipre e Egito, que mantêm contactos regulares, a quem se juntou por ligação vídeo o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian.

Os países participantes estiveram ao lado das posições da Grécia no contencioso no Mediterrâneo oriental com Ancara.

O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis indicou que os países participantes pretendem manter reuniões e contactos regulares.

"Para a Grécia, é natural manter este género de cooperação... os desafios multidimensionais na nossa vizinhança mais ampla tornam-na necessária", disse no início dos encontros.

PCR // FPA

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório