Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Marcelo fala ao país às 20h; Queixa contra bastonária

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo fala ao país às 20h; Queixa contra bastonária
Notícias ao Minuto

07:38 - 11/02/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O Parlamento vota hoje a renovação do Estado de Emergência até dia 1 de março. A aprovação está assegurada, sendo que o projeto prevê algumas alterações, nomeadamente no que às aulas presencias e à venda de livros diz respeito, bem como no que concerne ao ruído produzido que possa prejudicar o teletrabalho.

Segundo o Presidente da República, "impõe-se, pois, em consequência, renovar uma vez mais o Estado de Emergência, para permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia, enquanto aprove igualmente as indispensáveis medidas de apoio aos trabalhadores e empresas mais afetados".

No que concerne ao plano de vacinação, tem início esta quinta-feira a inoculação de 15 mil bombeiros no país, num processo que deve demorar cerca de duas semanas a ser concluído. Segundo o MAI, a ordem de vacinação destes 15.000 bombeiros foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h28 - Os cuidadores informais querem ser grupo prioritário na vacinação contra a covid-19, alertando que um cuidador doente é uma dupla sobrecarga para o Serviço Nacional de Saúde, por estar infetado e por não poder continuar a prestar cuidados.

15h20 - Os países africanos sem a variante do coronavírus dominante na África do Sul deveriam avançar e utilizar a vacina AstraZeneca para a covid-19, defendeu hoje o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

15h10 - Portugal contabiliza mais 167 mortes e 3.480 infetados

15h08 - O tenente-coronel na reforma Marcelino da Mata, um dos militares da guerra colonial mais condecorados, morreu hoje, vítima de covid-19, no Hospital Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

15h05 - Os passeios e o exercício físico nos espaços públicos da Madeira vão ser proibidos após o recolher obrigatório, que será antecipado para as 18:00, anunciou hoje o presidente do Governo Regional. Estas novas medidas vão entrar em vigor na próxima semana.

14h59 - 140 de um total de 290 operacionais de 13 Corpos de Bombeiros do distrito de Beja começaram hoje a ser vacinados contra a Covid-19.

14h58 - A Assembleia Legislativa da Madeira deu hoje parecer favorável ao decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até 01 de março, devido à pandemia de covid-19.

14h21 - A PSP prestou homenagem, esta quarta-feira, ao Chefe Vitor Manuel de Sousa Ribeiro Ferreira, da Unidade Especial de Polícia Corpo de Intervenção da PSP. "Infetado com COVID-19 desde 21 de janeiro, encontrava-se internado no Hospital Militar desde 1 de fevereiro, após transferência do Hospital Garcia da Orta", dá conta a página de Instagram desta força policial.

No dia em que recebeu alta, esta foi a homenagem que lhe fizeram.

14h14 -Um total de 252 reclusos está infetado com covid-19, havendo ainda 82 casos ativos entre trabalhadores da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), informou hoje esta entidade tutelada pelo Ministério da Justiça.

13h58 - O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) apelou hoje à ministra da Saúde para que o Governo não esqueça os doentes não covid-19 e lamentou que não esteja a ser preparado o pós-pandemia.

13h48 - O diretor nacional da PSP, Magina da Silva, anunciou hoje que mais de 60 polícias pré-aposentados regressaram ao ativo em todo o país para ajudar na fiscalização das regras e cumprimento das restrições da pandemia de covid-19.

13h40 - O bispo de Leiria-Fátima disse hoje que a pandemia de covid-19 constitui um "choque" que "faz sentir mais agudamente a fragilidade da vida".

"A pandemia constitui um choque que nos faz sentir mais agudamente a fragilidade da vida. Verificamos como a doença abre em todos muitas feridas e acarreta muitos sofrimentos: feridas do medo da doença, da dor, do isolamento, da solidão, da ameaça do desemprego, da angústia da morte", disse hoje António Marto durante a homília da missa do 29.º Dia Mundial do Doente, realizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no santuário de Fátima, sem a presença de fiéis, devido ao confinamento a que a pandemia de covid-19 obriga.

13h26 - O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Emergência Médica vão participar num projeto europeu para melhorar a preparação e a resposta da União Europeia a futuras pandemias.

13h23 - Encerrado ginásio que se encontrava a funcionar em Paio Pires. Guarda Nacional Republicana elaborou seis autos de contraordenação por violação do dever geral de recolhimento domiciliário e um por incumprimento do dever de encerramento de instalações e estabelecimentos.

13h20 - O PSD solicitou hoje uma audição, com caráter de urgência, do ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a transferência de doentes portugueses para o estrangeiro e os portugueses no estrangeiro impedidos de regressar devido ao controlo de fronteiras.

13h16 - O ministro da Administração Interna disse hoje que a vacinação aos bombeiros voluntários, sapadores e municipais contra a Covid-19 vai permitir dar mais confiança na ajuda pré-hospitalar e no socorro às populações, durante o período de pandemia.

13h00 - Jerónimo de Sousa fez esta quinta-feira uma comunicação sobre o ensino à distância, exigindo salário a 100% para pais de crianças até aos 16 anos, que tiverem que ficar em casa, assim como a possibilidade de acionar mecanismo de apoio para pais em teletrabalho.

12h50 - Os hospitais de São Bernardo (HSB), em Setúbal, e Garcia de Orta (HGO), em Almada, mantêm hoje uma ligeira tendência de descida no número de doentes covid, com um total de 408 internados, 43 dos quais em cuidados intensivos.

12h44 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, quatro novos casos de covid-19, três na ilha de São Miguel e um na Terceira, e 25 pessoas recuperaram da doença no arquipélago, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h40 - O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar na segunda-feira, em Santarém, a vacinação contra a covid-19 dos primeiros 102 utentes referenciado pelas unidades de saúde familiares, disse hoje à Lusa o coordenador.

12h36 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.355.410 pessoas no mundo desde dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais às 11h00.

12h35 - A União Europeia (UE), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou hoje um programa de 40 milhões de euros para "garantir a prontidão e preparação" da vacinação nos países da Parceria Oriental, anunciou a Comissão Europeia.

12h33 - Os números de novos casos e mortes diárias com covid-19 baixam na Europa, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu hoje contra "decisões precipitadas" sobre levantamento dos confinamentos, notando os baixos números da vacinação. "A esmagadora maioria dos países europeus continua vulnerável", sintetizou o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge

12h30 -A União Europeia deve chegar a acordo esta semana ou na próxima para a compra da vacina Novavax, avança a Reuters. "As conversações intensificaram-se e a vontade é a de encerrar este assunto esta ou na próxima semana", asseguram fontes próximas ao processo.

Em dezembro já se 'apalavrado' a reserva de 100 milhões de doses desta vacina, com a opção de adquirir posteriormente mais 100 milhões.

12h14 -Os Estados Unidos poderiam ter evitado 40% das mortes associadas à Covid-19, se a taxa de mortalidade correspondesse às taxas de outros países do G7, concluiu uma comissão da publicação científica The Lancet que analisou as políticas para a saúde da administração de Donald Trump.

O painel de especialistas condena a resposta da antiga administração norte-americana à pandemia, mas ressalva que o país entrou na pandemia com uma infraestrutura de saúde pública degradada.

12h10 -A proporção da população empregada em teletrabalho diminuiu para 11,6% no 4.º trimestre, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

12h08 - O Ministério da Saúde britânico revelou, nas suas redes sociais, o plano para reformular o sistema de saúde após a pandemia.

12h05 - Thomas Muller é baixa certa para a final da Mundial de Clubes, agendada para a tarde desta quinta-feira, entre Bayern Munique e Tigres. O experiente avançado alemão testou positivo à Covid-19 e está fora das contas da equipa bávara liderada por Hansi Flick.

11h59 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país às 20h00 de hoje, na sequência da votação no parlamento do diploma que renova o estado de emergência.

11h45 - A Comissão Europeia espera que o verão de 2021 seja melhor para o turismo europeu do que 2020, mas não prevê uma recuperação total do setor para níveis pré-pandemia este ano, após Portugal ser dos mais impactados.

11h30 -Um grupo de 18 enfermeiros entregou esta quinta-feira ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros uma participação disciplinar contra a bastonária Ana Rita Cavaco, noticia a TVI. A ação surge depois da polémica causada pelos comentários de Ana Rita Cavaco nas redes sociais sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 no país.

Os profissionais entendem que a "bastonária tem, através de um conjunto de declarações, sistematicamente violado diversas alíneas do código deontológico e dos estatutos", afirmou Manuel Lopes, um dos subscritores da participação, acrescentando que os enfermeiros que apoiam a queixa se demarcam "totalmente deste tipo de atitudes e linguagem".

11h10 - O presidente da Câmara de Gavião (distrito de Portalegre), José Pio, já teve alta clínica, depois de ter estado infetado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, e retomou hoje as suas funções, disse o próprio à agência Lusa.

10h50 - O Movimento Cuidar apelou hoje ao Governo para que os cuidadores informais tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19, alertando que se estiverem infetados têm de parar os cuidados que prestam, além de poderem infetar o doente.

10h45 - O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, "está resolvido", depois de provocar 10 vítimas mortais, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

10h43 - África registou nas últimas 24 horas mais 491 mortes por covid-19 para um total de 96.732 óbitos, e 13.425 novos casos de infeção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

10h35 -O município algarvio de Castro Marim anunciou esta semana que vai testar toda a população, numa altura em que o concelho enfrenta um "grande incremento" da doença.

Num desabafo partilhado nas redes sociais, o autarca, Francisco Amaral, relata o "caos instalado no controlo da situação pandémica" e aquilo que descreve como "um filme de terror", dando o exemplo da morte de "uma jovem mãe de Castro Marim" vítima da Covid-19.

10h30 - A Comissão Europeia voltou hoje a rever em baixa o ritmo da recuperação económica este ano na Europa, que "permanece nas garras da pandemia da covid-19", estimando que a zona euro cresça 3,8% e a União Europeia 3,7%.

10h20 - A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu hoje que a Alemanha não agiu com rapidez suficiente no outono passado para evitar uma segunda vaga de infeções do SARS-CoV-2 no país. "Não encerrámos a vida pública cedo o suficiente ou sistematicamente perante sinais de uma segunda vaga e advertências de vários cientistas", disse Merkel aos legisladores alemães.

10h15 - Um médico norte-americano foi despedido e acusado do roubo de 10 doses da vacina contra a Covid-19 depois de, em dezembro, ter chamado pessoas a sua casa para tomar uma dose, por ter um frasco aberto do medicamento que expirava em seis horas.

10h07 - Segundo o site Our World in Data, desenvolvido pela Universidade de Oxford, a terceira vaga de Covid-19 em Portugal foi mais forte do que qualquer uma das vagas que atingiu Itália, Espanha, Estados Unidos da América ou mesmo o Brasil desde o início da pandemia. A análise foi feita tendo em conta os dados oficiais de números de infeções e de vítimas mortais, tendo em conta a população de cada país.

Notícias ao Minuto
© Our World in Data

10h00 - A Comissão Europeia estima agora um crescimento do produto interno bruto (PIB) português de 4,1% este ano e de 4,3% para 2022, numa altura em que a pandemia da Covid-19 continua bem presente e a atrasar o ritmo de recuperação económica na União Europeia, de acordo com as previsões económicas atualizadas esta quinta-feira.

09h55 - O PCP cancelou, devido à pandemia, o comício do centenário do partido no Campo Pequeno, em Lisboa, em 06 de março, que será substituído por 100 ações em todo o país, foi hoje anunciado.

09h45 - A Rússia regista, esta quinta-feira, mais 15.038 casos e 553 mortos por Covid-19, nas últimas 24 horas. O país soma assim 4.027.748 infetados e 78.687 mortos desde o início da pandemia.

09h42 - Joao Jácome de Castro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), afirmou que estes doentes devem estar confiantes no plano de vacinação, reforçando que a vacina não apresenta riscos para a sua saúde. "Segurança e tranquilidade e confiança", foi a mensagem que o especialista quis passar aos doentes de endocrinologia.

09h20 - Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, deixou uma palavra especial para as duas comunidades "que têm trabalhado de braços dados, a comunidade da saúde pública e a comunidade dos bombeiros portugueses".

"Vamos quase com um ano do primeiro caso de covid-19 em Portugal. Vamos com um ano de desafio e ao longo de todo ele os profissionais de saúde estiveram na primeira fila de resposta, mas ninguém teria chegado a um hospital ou centro de saúde sem os bombeiros, essenciais no transporte de doentes. Se os bombeiros não tivessem dito, num quadro tão difícil, "presente", isso não seria possível", afirmou o ministro num momento que assinala o início da vacinação de 15 mil bombeiros nas próximas duas semanas.

09h10 - A ministra da Saúde afirmou, na manhã desta quinta-feira, que os passos dados na vacinação contra a Covid-19 "às vezes têm tropeções" que o Governo gostaria de evitar, mas que "não podemos perder de vista aquilo que é a meta a que devemos chegar: no final do verão ter 70% da nossa população vacinada" contra o vírus.


Marta Temido alertou que, mesmo depois da vacinação, "há aspetos que não podemos descurar", referindo-se à manutenção das regras de saúde pública. "Mesmo após a vacinação, é importante que as pessoas tenham presente que não podem deixar de cumprir o distanciamento físico, o arejamento de espaços, a colocação da máscara e a higienização das mãos. A vacina ajuda à proteção, mas não é um escudo completo", reforçou

09h00 - Hans Kluge, diretor para a Europa da Organização Mundial de Saúde, afirma, em entrevista ao El Pais, que o ano "de 2021 ainda será um ano de pandemia", mas acredita que o surgimento de novas variantes não vão provocar uma nova pandemia.

O médico belga salienta que as variantes da covid-19 "não são um novo vírus" mas sim "uma evolução normal de um patógeno a tentar adaptar-se ao seu anfitrião, o ser humano"."Não é o início de uma nova pandemia", reforça, defendendo contudo que estas nos devem deixar em alerta e lembrar que as medidas ainda não podem ser descuradas.

08h54 - A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto na mobilidade das pessoas e, por consequência, no movimento registado nas autoestradas. Dados da Brisa, divulgados na quarta-feira, revelam uma quebra do tráfego na ordem dos 25% no ano passado.

08h40 -A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende a implementação de "apoios robustos, a fundo perdido" e que cheguem de forma rápida às empresas, de modo a responder a este novo confinamento.

"O provável prolongamento do estado de emergência e do confinamento, cuja decisão irá depender da evolução pandémica, terá consequências dramáticas para as empresas de Restauração, Similares e do Alojamento Turístico", refere a AHRESP, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

07h54 - Um medicamento comum usado para tratar a asma diminui em 90% a probabilidade de um doente com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, necessitar de internamento hospitalar, dizem os especialistas.

07h45 -A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de dois casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, ambos diagnosticados em viajantes vindos do estrangeiro. Os dois casos foram identificados nas províncias de Fujian e de Guangdong.

07h27 - Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam hoje a ser vacinados contra a covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.

07h23 - O Japão anunciou hoje que registou o pior número de mortes num só dia, ao contabilizar 121 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas.

07h22 - O México registou 1.328 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 169.760 o número total de óbitos desde o início da pandemia, disseram na quarta-feira as autoridades mexicanas.

07h20 - A pandemia levou empresas e instituições a acelerarem na adoção de tecnologia digital e inteligência artificial como forma de sobreviverem, mas é ainda cedo para dizer que a cultura mudou, segundo um estudo hoje publicado.

07h19 -A Alemanha ultrapassou hoje a barreira dos 63 mil mortos desde que a pandemia começou. O país germânico registou, nas últimas 24 horas, mais 666 mortes, e atingiu um total de 63.635 vítimas mortais da doença. Já quanto aos infetados, foram, no ultimo dia, mais 10.237 os casos registados. Segundos os dados do Instituto Robert Koch, o país totaliza 2.310.233 casos de infeção no país.

07h17 - A pandemia da covid-19 duplicou o número de trabalhadoras sexuais independentes na Cidade do México, de acordo com estimativas da associação Brigada de Rua de Apoio à Mulher "Elisa Martinez" publicadas hoje.

07h15 - Os Estados Unidos registaram 3.266 mortes causadas pela covid-19, nas últimas 24 horas, e 94.710 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07h10 - A Comissão Europeia publica hoje as previsões macroeconómicas intercalares de inverno, numa altura em que a pandemia da covid-19 continua bem presente e a atrasar o ritmo de recuperação económica na União Europeia.

07h07 - O número de casos de covid-19 na Argentina desde o início da pandemia subiu para 2.001.034, após 7.739 novos contágios terem sido registados na quarta-feira, informaram as autoridades.

07h05 - O Parlamento vai votar hoje a renovação do Estado de Emergência até 1 de março para permitir medidas de contenção da covid-19, que tem aprovação assegurada, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

O novo projeto prevê que seja definido um plano faseado de reabertura das aulas presenciais, inclui uma ressalva a permitir a venda de livros e materiais escolares e admite limites ao ruído em certos horários nos edifícios habitacionais para não perturbar quem está em teletrabalho. Por outro lado, realça que "não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, de forma significativa, as medidas de confinamento, sem que os números desçam abaixo de patamares geríveis pelo Serviço Nacional de Saúde.

07h02 - O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA recomendou a utilização em simultâneo de duas máscaras para evitar o contágio pelas estirpes do SARS-CoV-2 detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, mais contagiosas.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior neste link.

Leia Também: Covid-19. Portugal já ultrapassou as 400 mil vacinas administradas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório