Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Guarda costeira dos EUA resgata três cubanos numa ilha deserta entre a Florida e Cuba

Oficiais da Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciaram que resgataram dois homens e uma mulher cubanos, que passaram 33 dias numa ilha deserta entre a Florida e Cuba, segundo a AP.

Guarda costeira dos EUA resgata três cubanos numa ilha deserta entre a Florida e Cuba
Notícias ao Minuto

22:47 - 10/02/21 por Lusa

Mundo Guarda Costeira

Segundo a Guarda Costeira, os três cubanos disseram que tinham perdido a noção dos dias, mas que sobreviveram a comer cocos, conchas e ratos durante mais de um mês após terem nadado para uma ilha deserta (Anguilla Cay) entre a Florida e Cuba, depois do barco em que seguiam se ter virado em águas agitadas e antes de serem avistados e resgatados.

A ilha desabitada, de solo rochoso, com palmeiras e arbustos faz parte de um atol das Bahamas que está muito mais próximo de Cuba e é monitorizado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos que vigia encalhes de refugiados que tentam chegar ao solo norte-americano.

O tenente Riley Beecher, um piloto da Guarda Costeira, disse que, numa missão de rotina, viu na segunda-feira o que pareciam bandeiras a acenar na topografia geralmente castanha e verde clara.

A Guarda Costeira deixou cair inicialmente alguma água e um rádio para poder comunicar e mais tarde, na segunda-feira, outra tripulação voou de novo para levar mais mantimentos. Um dos pilotos que voou na segunda viagem, o Tenente Justin Dougherty, disse que a mulher tinha pouco açúcar no sangue e recebeu pacotes para que os seus níveis voltassem ao normal.

"Pareciam definitivamente muito aliviados", depois de terem sido descobertos e lhes termos oferecido mantimentos, disse Dougherty.

Dougherty disse que os viajantes encalhados disseram que os cocos os mantinham hidratados e que também comiam a carne de conchas e ratos, referindo que a situação poderia ter sido pior se não tivessem encontrado palmeiras ou se o tempo estivesse mais quente.

Os três cubanos foram resgatados na terça-feira de manhã e levados para o Centro Médico de Lower Keys sem ferimentos graves.

A Patrulha de Fronteira dos EUA tomou a custódia dos três cubanos do hospital Key West e foram levados para uma instalação em Pompano Beach, disse a Guarda Costeira.

Os funcionários da Imigração não disseram imediatamente se seriam deportados.

Não ficou claro se este grupo estava a tentar ir para os Estados Unidos ou estava apenas perdido no mar, pois os oficiais da Guarda Costeira dos Estados Unidos disseram que estavam concentrados apenas em resgatá-los.

Um grupo maior de cubanos ficou retido durante 10 dias numa praia de Cay Sal Bank, não muito longe de Anguilla Cay, em outubro passado.

"Não é todos os dias que se encontram três indivíduos encalhados durante 33 dias numa ilha", disse o Tenente Beecher, adiantando que "ver o alívio na cara deles, quando lhes deram alguma esperança, foi bastante impressionante e gratificante", .

Leia Também: EUA: Biden retira pedido de anulação da lei de saúde Obamacare

Recomendados para si

;
Campo obrigatório