Meteorologia

  • 05 MARçO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Doença misteriosa faz 15 mortos na Tanzânia. Pacientes vomitam sangue

As autoridades estão a testar amostras de água e o sangue dos doentes.

Doença misteriosa faz 15 mortos na Tanzânia. Pacientes vomitam sangue

Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 50 estão hospitalizados na Tanzânia com uma doença misteriosa que deixa os pacientes a vomitar sangue. Segundo o The Sun, os pacientes são na sua maioria homens e acabam por morrer apenas horas depois de desenvolverem sintomas.

A responsável médica da região de Mbeya revelou que uma equipa de especialistas foi enviada para avaliar os pacientes e investigar as causas da doença. O problema não se espalhou", garantiu, no entanto.

"Os exames iniciais revelaram que os pacientes, na maioria homens, sofreram de úlceras estomacais e de doenças de fígado", explicou Felista Kisandu.

A doença e o que a provoca ainda não foram identificados mas a ministra da Saúde do país excluiu a hipótese de ser um surto. Felista Kisandu foi suspensa pela ministra por ter "criado alarmismo desnecessário entre os habitantes locais" e pediu um relatório que deverá ser entregue no espaço de 10 dias.

As autoridades sanitárias estão a testar a água e o sangue dos doentes para perceber se se trata de envenenamento por mercúrio.

Esta doença misteriosa surge cerca de um mês depois de o presidente do país ter alegado que a Covid-19 desapareceu da Tanzânia pelo poder da oração, mas os protestos crescem internamente, à medida que aumenta o número de mortes por "pneumonia". A população tem sido aconselhada a tomar remédios de ervas para combater o vírus.

Leia Também: Tanzânia. Protestos crescem contra "negacionismo" imposto pelo Presidente

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório