Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vídeo manipulado desmontado graças a assobio de ave (e ornitólogo atento)

Ornitólogo identificou o assobio de uma ave que revelou que o vídeo não foi filmado onde alegam ter sido filmado.

Notícias ao Minuto

12:50 - 09/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Equador

Um vídeo manipulado, com a intenção de influenciar as eleições no Equador, foi desmontado graças ao assobio de uma ave e ao ouvido atento de um ornitólogo.

O vídeo em causa, que foi publicado nas redes sociais antes da primeira volta das eleições, no domingo, mostra três guerrilheiros mascarados em frente a uma bandeira do ELN (Exército de Libertação Nacional, maior guerrilha da Colômbia) a expressar a apoio ao candidato de esquerda Andrés Arauz.

A legenda do vídeo indica que é filmado na "selva colombiana", mas os assobios que se ouvem de fundo (incluindo um mais estridente aos 00:30 segundos) revelaram, ao ouvido especializado, que essa afirmação é falsa.

"Reconheci o assobio imediatamente e soube logo que o vídeo não pode ter sido filmado na Colômbia", indicou ao Guardian o ornitólogo Manuel Sánchez, que identificou um Tinamou de sobrancelha pálida, da família 'Crypturellus transfasciatus', uma ave de aspeto galináceo que vive no chão e não trinam, emitem assobios.

"Os Tinamou são aves bastante primitivas. Vivem no chão da floresta e não cantam, emitem assobios curtos e infletidos. Foi sorte, porque esta espécie particular vive num ecossistema seco muito pequeno e raro no Equador ocidental e no noroeste do Peru", acrescentou.

De acordo com a publicação britânica, embora o ELN tenha operado previamente no norte do Equador, não há registo de atividade do grupo nas áreas onde existe aquele ecossistema.

Recorde-se que o socialista Andrés Arauz e o conservador Guillermo Lasso irão disputar a segunda volta nas presidenciais no Equador a 11 de abril. O economista Arauz, considerado o delfim do ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), conquistou entre 34,9% e 36,2% dos votos e o ex-banqueiro de direita Guillermo Lasso entre 21% e 21,7%.

Leia Também: Segunda volta das eleições no Equador entre Arauz e Lasso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório