Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Surto de cólera declarado na província mais populosa de Moçambique

Um surto de cólera foi declarado na província de Nampula, norte de Moçambique, anunciou o Centro Operativo de Emergência (COE) da região após uma reunião realizada na segunda-feira.

Surto de cólera declarado na província mais populosa de Moçambique
Notícias ao Minuto

07:58 - 09/02/21 por Lusa

Mundo Doença

A doença foi detetada no final de janeiro no distrito de Meconta, num dos principais corredores entre províncias do norte do país, e há 133 casos diagnosticados, 52 internados e sem vítimas mortais.

Ao mesmo tempo, há relatos de diarreias nos distritos de Moma, Memba e Eráti, pelo que as autoridades estão a monitorizar e evolução da doença.

Os serviços de saúde da província de Nampula dizem manter um armazenamento de medicamentos e equipamento médico suficiente para os próximos três meses, distribuído pelas diferentes unidades sanitárias e sem sinais de constrangimentos.

Com cerca de seis milhões de habitantes a província de Nampula é a mais populosa do país.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida.

A doença é causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados.

Os casos de cólera alastram habitualmente através do consumo de água contaminada o que acontece com maior frequência durante a época das chuvas, que em Moçambique ocorre de outubro a março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório