Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Califórnia. Homem encontrado vivo após sete dias encurralado na neve

Norte-americano sobreviveu com duas latas de feijão, algumas salsichas e pão.

Califórnia. Homem encontrado vivo após sete dias encurralado na neve
Notícias ao Minuto

16:29 - 08/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um homem sobreviveu sete dias encurralado na neve, alimentando-se com algumas latas de feijão e neve derretida, depois do GPS o ter levado para uma zona sem passagem, durante um nevão. Foi graças a muita determinação que conseguiu chegar a um local onde foi possível apanhar rede de telemóvel e permitir às autoridades a sua localização.

Harland Earls, de 29 anos de idade, dirigia-se para uma festa de aniversário, em Truckee, na Califórnia, no passado dia 24 de janeiro, quando uma forte tempestade de neve bloqueou a estrada onde seguia. Procurando uma alternativa, ligou o GPS, que o orientou para o percurso mais curto. Conforme esclareceu o departamento de polícia de Sierra County, o GPS não informa sobre passagens bloqueadas por neve, e Harland acabou encurralado numa passagem com neve tão profunda que não conseguia nem voltar atrás com o veículo nem continuar a pé.

Sem conseguir apanhar rede de telemóvel, Harland tentou atalhar galhos aos pneus do carro, para ganhar tração, mas sem sucesso. E no processo molhou o smartphone, que deixou de funcionar, segundo disse a sua mãe à CNN. Com alguns cursos de sobrevivência no currículo, o homem colocou o telefone dentro de um saco de plástico com noodles secos, para remover a humidade. O telefone só voltaria a funcionar três dias depois.

Assim que voltou a funcionar, a tarefa seguinte era chegar a um sítio com rede. Tentou caminhar algumas vezes, mas não conseguia chegar muito longe por causa da profundidade da neve. Só no domingo, dia 31, desesperado, atou duas pranchas aos pés e escalou até ao sítio mais alto que conseguiu, para apanhar rede. Conseguiu fazer uma chamada apenas por breves instantes, para a polícia, mas foi o suficiente para o localizar.

Foi encontrado "muito rapidamente" pela equipa de busca e resgate, que fez uma vistoria do local por helicóptero. Harland foi levado para o hospital e está a recuperar.

Durante esse tempo, Harland alimentou-se com duas latas de feijão, algumas salsichas e pão. Por sorte, na carrinha que guiava estava equipamento de campismo, incluindo gás propano, onde conseguiu fazer algum fogo, para derreter neve e beber.

Leia Também: Índia. Júbilo no resgate de homem com vida, há 202 desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório