Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Irão oferece apoio à mediação da ONU no conflito do Iémen

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohamad Zarif, expressou hoje "a total disponibilidade" do seu país para apoiar os esforços da mediação das Nações Unidas no conflito do Iémen.

Irão oferece apoio à mediação da ONU no conflito do Iémen
Notícias ao Minuto

14:40 - 08/02/21 por Lusa

Mundo Irão

Após uma reunião em Teerão com o enviado especial da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, Zarif destacou o apoio a "qualquer papel efetivo da ONU na solução desta crise, dadas as difíceis condições resultantes da guerra e do cerco económico imposto à população".

O chefe da diplomacia iraniana defendeu que "a única solução para a crise no Iémen é a via política e não a guerra", referindo-se à intervenção da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita.

Griffiths realiza hoje a sua primeira visita oficial ao Irão, poucos dias depois de o Presidente dos EUA, Joe Biden, ter anunciado a retirada de apoio à coligação árabe que luta no Iémen, desde 2015, contra os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão.

O enviado da ONU explicou a visão deste organismo internacional para resolver a crise no Iémen, através de um cessar-fogo, da ajuda humanitária e do regresso das negociações políticas.

Sobre este processo, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Said Jatibzadeh, disse, numa conferência de imprensa, que o plano de paz de quatro pontos proposto pelo Irão "ainda está sobre a mesa" e pode ser executado.

Esse plano prevê a cessação das hostilidades no Iémen, assistência médica imediata, negociações inclusivas entre as diferentes fações e a posterior formação de um Governo de unidade, informou o porta-voz, que acusou a intervenção saudita de ser "a causa essencial" do conflito.

Na mesma linha, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Abas Araqchí, disse que "a saída da crise atual é impedir a guerra, levantar o cerco e manter conversações políticas".

Araqchí também destacou a determinação da República Islâmica em manter conversações com outros países da região, para estabelecer a paz, estabilidade e desenvolvimento na região.

Riade apoia o Governo iemenita, reconhecido internacionalmente e cuja sede provisória fica na cidade costeira de Aden, para onde a equipa executiva se transferiu, depois de os rebeldes Huthis terem conquistado grandes áreas no oeste e norte do país, incluindo a capital, Sanaa.

A retirada do apoio dos EUA à coligação liderada por Riade também significa que Washington suspenderá os acordos de venda de armas para a Arábia Saudita e para os Emirados Árabes Unidos.

Sobre esta decisão de Biden, a diplomacia iraniana disse há dois dias que "pode ser um passo para corrigir erros do passado", a que se junta o levantamento do bloqueio e o fim dos ataques militares da coligação árabe.

Leia Também: Segunda volta das eleições no Equador entre Arauz e Lasso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório