Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Bolas 'misteriosas' apareceram (e desapareceram) em praia de São Paulo

Formações curiosas apareceram no areal e, em menos de um dia, desapareceram.

Notícias ao Minuto

11:34 - 08/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Este fim de semana os habitantes do município de Peruíbe, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos pelo aparecimento de centenas de bolas de lama, no areal da praia, um fenómeno que intrigou os internautas.

Menos de um dia depois, as misteriosas bolas - que entretanto se tornaram virais nas redes sociais brasileiras - desapareceram, algo que especialistas garantem ser normal, por causa da maré.

Em entrevista do G1, o autor das imagens, Diogo Cavalcanti de Souza, indicou que estava a caminhar na praia quando viu as bolas, na noite de sexta-feira. "Tinha umas grandes, outras pequenas. Eu estourei uma delas, e tinha um odor muito forte, que parecia de mangue [lodo]", explicou.

Ainda que haja quem tenha equiparado o fenómeno à chegada de extraterrestres, o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Ribas, indicou que é algo natural. Segundo o especialista, é resultado dos "bolsões de lama" trazidos pelos rios para a praia, que, com mar revolto, cria esta espécie de "pelotas" quando em contacto com a areia.

Leia Também: Carta escrita em 1969 por criança fez previsão certeira do futuro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório