Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Iémen: Coligação liderada por Riade interceta drone lançado por Huthis

A coligação árabe liderada por Riade anunciou hoje que as suas forças intercetaram e destruíram um 'drone' lançado pelo movimento rebelde xiita Huthi, o primeiro depois de Washington retirar apoio à aliança.

Iémen: Coligação liderada por Riade interceta drone lançado por Huthis
Notícias ao Minuto

11:06 - 07/02/21 por Lusa

Mundo Iémen

Este lançamento foi o primeiro depois da decisão do Presidente dos EUA, Joe Biden, de retirar o apoio à aliança que esteve envolvida na guerra do Iémen durante cinco anos.

"As forças conjuntas da coligação conseguiram esta manhã (hoje) intercetar e destruir um drone lançado pela milícia terrorista Huthi", disse o porta-voz da coligação militar Turki al-Malki, de acordo com a agência noticiosa oficial saudita SPA.

O 'drone' destinava-se a atacar "civis na região sul" da Arábia Saudita, que faz fronteira com o Iémen e onde os Huthis já reclamaram o lançamento de numerosos mísseis e 'drones' continuamente.

Até agora, os Huthis não reagiram a esta informação e nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

Por seu lado, a agência Saba, controlada pelos Huthis, noticiou que três crianças foram feridas num ataque na província de Saada pelas "forças da coligação" nas últimas 24 horas, um relatório ao qual a aliança não reagiu.

As acusações cruzadas surgem numa altura em que figuras políticas como o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelam ao fim da guerra no Iémen, que começou em 2014, quando os rebeldes xiitas Huthis tomaram a capital Sanaa e grande parte do país.

Em 2015, a aliança liderada por Riade interveio no conflito e o Iémen é agora a maior catástrofe humanitária do planeta, de acordo com a ONU.

Esta semana, Biden anunciou a suspensão do apoio de Washington à atual ofensiva da coligação árabe no Iémen, o que significa a suspensão da venda de armas.

No sábado, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, transmitiu ao homólogo saudita, Faisal bin Farhan, a sua prioridade para acabar "com a guerra no Iémen".

Leia Também: Blinken defende os direitos humanos na 1.ª chamada com homólogo saudita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório