Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2022
Tempo
11º
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Médico que alertou para o coronavírus é homenageado um ano após a morte

Li Wenliang morreu no dia 7 de fevereiro de 2020, com Covid-19.

Médico que alertou para o coronavírus é homenageado um ano após a morte

Um ano após a morte de Li Wenliang, o médico que alertou para a existência do novo coronavírus, está a receber diversos tributos nas redes sociais chinesas. O médico oftalmologista morreu a 7 de fevereiro de 2020, infetado com o SARS-CoV-2, em Wuhan, o epicentro do vírus.

Como lembra a BBC, o médico tentou alertar a comunidade médico-científica para um novo vírus, que apresentava semelhanças com a SARS - síndrome respiratória aguda grave identificada em 2003. Porém, as autoridades tentaram silenciá-lo, acusando-o de estar a "fazer comentários falsos". Li Wenliang foi inclusive investigado por "espalhar boatos".

Li Wenliangm, recorde-se, era médico num hospital em Wuhan, onde foi detetado o primeiro caso do novo coronavírus no final de 2019. Na altura, o mundo estava longe de imaginar que, mais de um ano depois, lutaria contra uma pandemia.

A morte de Li acabou por gerar uma onda de discórdia sobre a forma como o governo chinês lidou com o novo vírus, que rapidamente se espalhou aos outros continentes.

Notícias ao MinutoHomenagem a Li Wenliang© Reprodução

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório