Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Espanha reserva vacina AstraZeneca a pessoas até 55 anos

As autoridades sanitárias de Espanha irão administrar a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, que começará a chegar ao país este fim de semana, apenas a pessoas até aos 55 anos.

Covid-19: Espanha reserva vacina AstraZeneca a pessoas até 55 anos
Notícias ao Minuto

19:39 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A Comissão de Saúde Pública do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde debateu hoje se a vacina AstraZeneca seria administrada até aos 65 anos, mas acabou por decidir que apenas pessoas com idade entre 18 e 55 anos irão recebê-la, de acordo com a agência EFE.

Devido à ausência de dados sobre os riscos de administração da vacina em idosos, outros países europeus decidiram impor limites semelhantes, caso da Bélgica e Itália.

Na semana passada, e no meio de um conflito contratual da farmacêutica anglo-sueca com a Comissão Europeia, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu "luz verde" à utilização da vacina da AstraZeneca/Oxford para ser administrada a adultos a partir dos 18 anos, sem impor um limite superior de idade.

França e Alemanha colocaram nos 65 anos a fasquia para aplicação da vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

Até ao momento, Portugal não emitiu nenhuma recomendação relativa à vacina AstraZeneca/Oxford, cujas primeiras doses são aguardadas em território nacional na próxima terça-feira.

Na quinta-feira, a mesma comissão espanhola decidiu que as doses da vacina AstraZeneca serão reservadas aos profissionais de saúde que não sejam de primeira linha e que não se encontrem nos segundo e terceiro grupos da estratégia de vacinação.

Ficou ainda decidido intervalar as duas doses da vacina entre 10 a 12 semanas.

As doses de vacina Pfizer e Moderna ficarão reservadas para maiores de 80 anos de idade.

Uma dezena de países que estão a desaconselhar a administração da vacina contra a doença covid-19 do laboratório anglo-sueco AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos.A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.740 pessoas dos 755.774 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A Grécia e a Eslovénia juntaram-se hoje à lista de cerca de

Leia Também: Grécia e Eslovénia também desaconselham AstraZeneca a maiores de 65 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório