Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Afeganistão. Pelo menos dez milicianos mortos em ataque talibã

Pelo menos dez membros das milícias pró-governamentais afegãs foram mortos na madrugada de hoje num ataque talibã a um posto de controlo no norte do Afeganistão, anunciaram as autoridades locais.

Afeganistão. Pelo menos dez milicianos mortos em ataque talibã
Notícias ao Minuto

14:01 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Kunduz, Afeganistão, 05 fev 2021 (Lusa) -- Pelo menos dez membros das milícias pró-governamentais afegãs foram mortos na madrugada de hoje num ataque talibã a um posto de controlo no norte do Afeganistão, anunciaram as autoridades locais.

Este ataque confirma o recrudescimento da violência no país asiático nos últimos meses, enquanto prosseguem as conversações entre o Governo afegão e os talibãs.

O ataque originou uma "intensa batalha" que provocou dez mortos entre as forças governamentais, indicou Abdul Sattar Mirzakwal, governador da província de Kunduz, onde decorreu o incidente.

Um membro do conselho provincial, Amruddin Wali, admitiu 15 mortos entre os milicianos.

Os talibãs não comentaram o ataque.

Nesta província do norte do Afeganistão são frequentes os confrontos entre forças governamentais e talibãs, que pretendem assumir o controlo da cidade estratégica de Kunduz, perto da fronteira com o Tajiquistão.

No decurso do atual e prolongado conflito, em iniciado em 2001 com a invasão militar norte-americana, os talibãs já conseguiram controlar Kunduz por duas vezes, em 2015 e um ano mais tarde.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já informou que pretende rever o acordo assinado em 2019 entre os Estados Unidos e os talibãs, ao acusar os insurgentes de não reduzirem as violências nem cortado os laços com a Al-Qaida, como está previsto no texto impulsionado pela anterior administração de Donald Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório