Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Centenas de políticos do Sudão do Sul expulsos de hotéis por dívida

Centenas de políticos do Sudão do Sul foram expulsos dos hotéis onde permaneceram durante o processo de paz, devido a uma dívida de 50 milhões de dólares (41,7 milhões de euros), afirmou na quinta-feira uma associação hoteleira.

Centenas de políticos do Sudão do Sul expulsos de hotéis por dívida
Notícias ao Minuto

12:59 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

Cerca de 300 membros de vários grupos da oposição, do partido no poder e do exército permaneceram vários anos em mais de 18 hotéis, em Juba.

Dois anos após a independência, conquistada após um sangrento conflito com Cartum, o Sudão do Sul foi palco de uma guerra civil mortal (380.000 vítimas) que terminou oficialmente em fevereiro de 2020, com a criação de um Governo de unidade nacional.

Muitos dos envolvidos nas discussões, membros do Comité Nacional de Pré-Transição (NPTC), já não se encontram no país, enquanto alguns disseram que tinham de ser alojados em hotéis por razões de segurança.

No mês passado, a indústria hoteleira enviou dois avisos ao Governo sobre os seus pagamentos em atraso, em vão.

"Decidimos, portanto, excluir todos os hóspedes do NPTC, o que inclui políticos, generais que vieram para a implementação da paz", disse Mel Garang, que representa a Associação de Hotéis e Restaurantes do Sudão do Sul.

Segundo Mel Garang, alguns elementos tinham estado hospedados nos hotéis durante três ou quatro anos.

Os proprietários de hotéis, confrontados com a desvalorização da libra do Sudão do Sul, argumentam que não podem pagar aos seus fornecedores devido a esta pesada dívida.

Um dos políticos, que foi expulso do seu hotel, contou à AFP a sua consternação, sob a condição de anonimato.

"Sentimo-nos tão mal por termos sido expulsos e ninguém estar a cuidar de nós agora", disse, acrescentando que a eletricidade dos quartos foi cortada e nem tempo tiveram para fazer as malas.

"Mesmo se tivermos tempo [para fazer as malas], para onde vamos?", questionou.

Apesar da formação de um Governo de unidade nacional, vários pontos-chave do acordo de paz, tais como a formação de um exército nacional unificado, têm ainda de ser implementados.

Ao mesmo tempo, o Sudão do Sul continua atingido por um subdesenvolvimento crónico e pela fome, enquanto a violência inter-comunitária continua e até aumentou durante o ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório