Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Reino Unido expulsa espiões chineses que se faziam passar por jornalistas

O Reino Unido expulsou três espiões chineses que viviam no país há vários meses e se faziam passar por jornalistas, noticiou hoje o diário britânico Daily Telegraph, que cita fonte do governo.

Reino Unido expulsa espiões chineses que se faziam passar por jornalistas
Notícias ao Minuto

10:28 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

Os espiões alegavam trabalhar como "jornalistas para várias agências de notícias chinesas", mas estavam ao serviço do Ministério de Segurança do Estado, disse a mesma fonte, não identificada.

"A identidade real deles foi descoberta pelo MI5 - os serviços de segurança interna britânicos -, pelo que foram expulsos do país", acrescentou.

As relações entre a China e o Reino Unido atravessam um período de crescente tensão, em particular devido à imposição de uma lei de segurança nacional em Hong Kong e políticas repressivas na região de Xinjiang, que foram alvo de fortes críticas por Londres.

O Reino Unido também baniu o grupo chinês Huawei das suas infraestruturas de telecomunicações, alegando preocupações com a segurança interna.

Na quinta-feira, o regulador da imprensa britânico decidiu também revogar a licença de transmissão da CGTN, alegando que o canal de notícias público da China é controlado pelo Partido Comunista Chinês, algo que omitiu aquando do pedido de licenciamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório