Um grupo de investigadores alemães anunciou ter descoberto uma subespécie de camaleão. O animal é tão pequeno que cabe na cabeça de um dedo e poderá ser o menor réptil conhecido do mundo. A descoberta foi feita durante uma expedição ao norte de Madagáscar e não veio sozinha, pois foi também encontrada uma fêmea.
O nano-camaleão macho tem um corpo de apenas 13,5 milímetros de comprimento, o que o torna a menor de todas as cerca de 11.500 espécies conhecidas de répteis, refere o grupo da Bavarian State Collection of Zoology, na investigação publicada na Scientific Reports. O seu comprimento total do nariz à cauda é de menos de 22 milímetros. A fêmea é bastante maior, com um comprimento total de 29 milímetros.
"O habitat desde nano-camaleão foi alvo da deflorestação, mas a área foi posta sob proteção recentemente e por isso a espécie vai sobreviver", disse Oliver Hawlitschek, um cientísta no Centro de História Natural de Hamburgo, em comunicado à Reuters.
Os cientistas responsáveis pela descoberta revelaram à agência não ter encontrado mais exemplares daquela subsespécie "apesar de um grande esforço". O parente mais próximo do Brookesia nana, o seu nome científico, é a Brookesia micra, cuja descoberta foi anunciada em 2012.
© Bavarian State Collection of Zoology
Leia Também: Mais de 600 pegadas de dinossauros descobertas na zona do Cabo Espichel