Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Biden põe "diplomacia de regresso" e alianças em "reconstrução"

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje perante o pessoal diplomático do país que a sua Administração irá fazer "regressar a diplomacia" e trabalhar para reconstruir as suas alianças.

Biden põe "diplomacia de regresso" e alianças em "reconstrução"
Notícias ao Minuto

20:34 - 04/02/21 por Lusa

Mundo EUA

Na sua primeira grande intervenção sobre política externa desde a tomada de posse, no Departamento de Estado em Washington D.C., Joe Biden evitou referências diretas ao seu antecessor na Casa Branca, mas contrastou nas prioridades elencadas com a postura mais confrontacional seguida por Donald Trump.

"A América está de regresso. A diplomacia está de regresso", disse Biden, perante funcionários diplomáticos no Departamento de Estado e a assistir em missões norte-americanas em todo o mundo, por videoconferência. 

"Vamos reconstruir as nossas alianças", disse ainda o novo Presidente. 

Dirigindo-se ao pessoal diplomático, Biden prometeu apoio da Administração, recusando "visar ou politizar" funcionários.

"Queremos um debate rigoroso, que incorpore todas as perspetivas e dê espaço a opiniões divergentes. É assim que vamos conseguir os melhores resultados possíveis com as nossas políticas. Com a vossa ajuda, os Estados Unidos vão liderar de novo não apenas pelo exemplo do nosso poder, mas pelo poder do nosso exemplo", adiantou. 

Biden apelou ainda à "integridade, transparência e responsabilização para reconstruir a confiança na América em todo o mundo", além da "promoção de diversidade, igualdade, inclusão, acessibilidade a todos os níveis", devendo a "grande diversidade" norte-americana ser refletida na escolha de diplomatas. 

Entre as medidas a anunciar por Biden hoje está o fim do apoio do seu país a uma ofensiva militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen, que dura há cinco anos e que criou uma crise humanitária.

A medida permite cumprir uma promessa de campanha eleitoral de Biden, cujo Governo anunciou uma estratégia de privilegiar a diplomacia para encerrar o conflito Iémen.

Biden também vai anunciar hoje a escolha de Timothy Lenderking como enviado especial para o Iémen, quando se dirigir à sua equipa no Departamento de Estado, segundo fontes da Casa Branca.

Outra medida a anunciar é a suspensão da retirada de parte do efetivo militar norte-americano na Alemanha, que havia sido decidido pelo seu antecessor Donald Trump, anunciou hoje o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório