Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Huthis saúdam decisão de Biden e desejam que seja início do fim da guerra

Os rebeldes Huthis do Iémen saudaram hoje a decisão do Presidente dos Estados Unidos de acabar com o apoio norte-americano à operação militar de que são alvo, afirmando desejar que a medida constitua o "início do fim da guerra".

Huthis saúdam decisão de Biden e desejam que seja início do fim da guerra
Notícias ao Minuto

19:00 - 04/02/21 por Lusa

Mundo Iémen

"Esperamos que este seja o início de uma decisão para encerrar a guerra no Iémen", disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) Hamid Assem, líder político dos insurgentes em Sanaa.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar hoje o fim do apoio norte-americano a uma operação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen, que dura há cinco anos e que criou uma crise humanitária. 

A medida permite cumprir uma promessa de campanha eleitoral de Biden, cujo Governo anunciou uma estratégia de privilegiar a diplomacia para encerrar o conflito iemenita.

Segundo fontes da Casa Branca, Biden também vai anunciar hoje a escolha de Timothy Lenderking como enviado especial para o Iémen quando se dirigir à sua equipa no Departamento de Estado.

Lenderking foi subsecretário de Estado adjunto na secção do Médio Oriente, sendo um diplomata de carreira com serviços prestados na Arábia Saudita, Koweit e outros países.

A Arábia Saudita iniciou a ofensiva no Iémen em 2015, para conter a ameaça de uma fação huthi iemenita que tinha conquistado um território na região e que usa mísseis transfronteiriços para atemorizar os inimigos.

Desde 2015, uma campanha aérea liderada pelos sauditas matou vários civis e o conflito agravou a fome e a pobreza no Iémen, com especialistas internacionais em direitos humanos a dizer que tanto os países do Golfo como os huthis cometeram graves abusos durante a guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório