Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Portugal e Argentina decidem criar uma agenda ambiental comum

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, decidiram hoje avançar na criação de uma agenda ambiental comum e incentivar os investimentos bilaterais no setor automóvel.

Portugal e Argentina decidem criar uma agenda ambiental comum
Notícias ao Minuto

16:47 - 03/02/21 por Lusa

Mundo UE

"Alberto Fernández e António Costa abordaram questões comuns entre o Mercosul e a União Europeia, no contexto da presidência 'pro-tempore' que exercem dos respetivos blocos regionais. Passaram em revista o desenvolvimento do setor automóvel e concordaram em estabelecer uma agenda comum em torno da política ambiental", informou, em nota, o Governo argentino após uma videoconferência entre os dois chefes de Governo.

Algumas empresas portuguesas têm investimentos no setor automóvel argentino, mais especificamente na produção de autopeças, e os dois países acreditam que existe margem para ampliar o intercâmbio comercial bilateral a partir de novos investimentos nesse setor.

Quanto à agenda ambiental, Portugal e Argentina querem aproveitar a convergência mútua de visões nessa matéria para, de forma coordenada, facilitarem a implementação do Acordo Climático de Paris e para desbloquear o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, sobre o qual alguns países europeus demonstram resistências sob o argumento de destruição acelerada da floresta amazónica.

"Alberto Fernández e António Costa também confirmaram o interesse mútuo de manterem um encontro pessoal no primeiro semestre deste ano", conclui o comunicado do Governo argentino.

Não será o primeiro encontro entre Alberto Fernández e António Costa, mas o primeiro dos dois como chefes de Governo.

Em 06 de setembro de 2019, Alberto Fernández, então candidato à Presidência argentina, foi a Lisboa e manteve uma reunião de hora e meia no Palácio São Bento, na qual participaram também os atuais ministro dos Negócios Estrangeiros dos dois países, Augusto Santos Silva e Felipe Solá.

Durante a campanha eleitoral, Alberto Fernández dizia-se "próximo ideologicamente de António Costa" e que "Portugal é o modelo a ser seguido em termos de construção política".

Na época, o argentino prometia que iria "rever" o acordo fechado entre a União Europeia e o Mercosul em junho de 2019, depois de duas décadas de negociações. No entanto, depois de assumir o Governo, em 10 de Dezembro daquele ano, Alberto Fernández alterou o discurso e passou a aceitar o que já tinha sido negociado.

Agora, são os dois chefes de Estado, nas respetivas Presidências da União Europeia e do Mercosul, os principais responsáveis por eliminar as pendências técnicas e políticas para que o tratado entre em vigor.

Leia Também: "Confinamento começa a produzir resultados" destaca António Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório