Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Uganda suspende fundo europeu a favor da democracia e boa governação

O Presidente do Uganda suspendeu hoje o funcionamento do fundo europeu que apoiava o trabalho de organizações focadas na democracia e boa governação, argumentando que as verbas são usadas para subverter o trabalho do Governo.

Uganda suspende fundo europeu a favor da democracia e boa governação
Notícias ao Minuto

16:44 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Uganda

De acordo com a agência de notícias AP, Yoweri Museveni enviou uma carta ao ministro das Finanças a ordenar a suspensão do Instrumento de Governação Democrática, um fundo apoiado por vários países europeus, argumentando que as verbas "foram usadas para financiar atividades e organizações cujo objetivo é subverter o Governo, sob o disfarce de melhorias na governação".

Museveni disse que nunca foi consultado sobre o estabelecimento do fundo com reservas em dinheiro que chegam a 100 milhões de libras, cerca de 110 milhões de euros, e "era operado exclusivamente por uma missão estrangeira" neste país da África Oriental.

"Isto não é o financiamento de uma empresa privada, mas sim o financiamento de atores estatais e não estatais para atingirem os objetivos políticos dos financiadores no Uganda", escreveu o chefe de Estado, numa carta datada de 02 de janeiro, na qual ordena a suspensão até que o Governo reveja o tema e instale um conselho de supervisão no qual estejam cidadãos do Uganda.

O fundo foi lançado em 2011 pela Dinamarca, Suécia, Irlanda, Áustria, Noruega, Holanda, Reino Unido e União Europeia para apoiar grupos do Governo e não governamentais que trabalham na promoção dos direitos humanos, aprofundamento da democracia e melhoria da responsabilização, e foi renovado em 2018 por um período de cinco anos.

O financiamento, cujo corte ainda não foi oficialmente informado aos gestores, funcionava no Uganda com o total conhecimento das autoridades e apoio de grupos que vão desde os observadores dos direitos humanos até agências contra a corrupção e até jornalistas de investigação, reporta ainda a AP.

Leia Também: Trinta e dois mortos em acidente com vários veículos no Uganda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório