Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Síria: 19 combatentes pró-regime mortos em ataque do Estado Islâmico

Pelo menos 19 combatentes do regime sírio morreram hoje num ataque imputado ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) desencadeado numa zona do vasto deserto no centro da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria: 19 combatentes pró-regime mortos em ataque do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

14:55 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Ataque

Apesar de ter saído derrotado com a queda do "califado", em março de 2019, o EI continua a lançar ataques mortíferos, particularmente no deserto de Badiya, que se estende das províncias centrais de Homs e Hama, à de Deir Ezzor, no Extremo Oriente.

"Um ataque atribuído aos jihadistas na província de Hama matou 19 combatentes das forças do regime e grupos aliados", disse o Observatório.

Entre as vítimas estão 11 combatentes de uma milícia local, acrescentou o observatório, salientando que os 'jihadistas' também sofreram perdas, sem adiantar números precisos.

Depois de, em 2014, autoproclamar em 2014 um "califado", abrangendo a Síria e o Iraque, o EI foi sofrendo derrotas nos dois países, antes da derrota, em março de 2019 na Síria.

Nos últimos meses, Badiya tem sido palco de lutas regulares entre os 'jihadistas' que passaram à clandestinidade e as forças do regime, apoiadas por ataques aéreos do aliado russo.

No final de dezembro passado, pelo menos 37 soldados do regime foram mortos num ataque reivindicado pelo EI a um autocarro de passageiros que os trazia de volta para casa.

Segundo o OSDH, o ataque foi um dos mais mortíferos desde a queda do "califado". 

O conflito sírio, desencadeado em março de 2011 pela repressão das manifestações pró-democracia, tornou-se mais complexo ao longo dos anos com o envolvimento de várias milícias armadas, o que desencadeou a ascensão dos 'jihadistas' e a intervenção de potências estrangeiras.

A guerra já provocou mais de 387 mil mortes e milhões de refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório