Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Quatro soldados morrem após explosão de mina artesanal na Tunísia

Quatro soldados tunisinos morreram hoje após a explosão de uma mina artesanal numa área montanhosa durante uma operação antiterrorista, no centro da Tunísia, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Mohamed Zekri, à agência de notícias AFP.

Quatro soldados morrem após explosão de mina artesanal na Tunísia
Notícias ao Minuto

14:13 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Tunísia

"Os quatro militares, que faziam parte de uma unidade militar responsável pela realização de uma operação no Monte Mghila para encontrar elementos terroristas, foram vítimas da explosão de uma mina artesanal", disse.

Esta missão "enquadra-se no quadro de operações de contraterrorismo realizadas regularmente pelas forças militares nesta região", acrescentou Zekri.

O Monte Mghila está localizado nas cordilheiras que fazem fronteira com a Argélia, considerada a principal base dos 'jihadistas' da região.

O exército realiza operações para deter grupos armados nesta região desde 2012.

Em particular, esta região abriga elementos do grupo Okba Ibn Nafaa, um ramo local da Al-Qaida no Magrebe Islâmico.

Este grupo realizou, nomeadamente, o ataque de 2014 ao Monte Chaambi, o pior ataque contra o exército (15 soldados mortos) e o ponto de partida de uma série de outros atentados.

Após a revolução de 2011, a Tunísia enfrentou um aumento do movimento 'jihadista', em particular nas regiões fronteiriças da Argélia e da Líbia.

A situação da segurança melhorou significativamente nos últimos anos, mas ataques recorrentes continuam a atingir as forças de segurança.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório