Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro soldados mortos em ataque atribuído a 'jihadistas' no Mali

Quatro soldados malianos foram mortos hoje durante um ataque 'jihadista' ao seu posto no centro do país, um dos focos de violência que atinge o Sahel, indicaram responsáveis da segurança.

Quatro soldados mortos em ataque atribuído a 'jihadistas' no Mali
Notícias ao Minuto

13:18 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Mali

O posto Boni, entre Douentza e Hombori, na região de Mopti, foi atacado por volta das 06:00 (horas locais e em Lisboa) "por indivíduos fortemente armados em veículos blindados", disse um dos funcionários.

Sob anonimato, apontou um balanço provisório deste ataque de quatro mortos e dez feridos, incluindo dois graves, nas fileiras do exército.

A utilização de equipamento blindado por 'jihadistas' em tais ataques, a comprovar-se, é extremamente rara.

O acampamento foi muito danificado e os atacantes levaram muito equipamento, acrescentou.

Um funcionário do Ministério da Segurança confirmou a morte de quatro soldados no ataque.

O exército maliano disse, através de redes sociais, que recebeu apoio aéreo de Barkhane, a força anti-'jihadista' francesa no Sahel. Segundo um oficial militar do Mali, os 'jihadistas' sofreram "perdas pesadas".

A zona tem sido recentemente palco de operações intensas contra os 'jihadistas'.

Portugal tem desde 01 de julho do ano passado uma Força Nacional Destacada no Mali, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do Mali (Minusma), das Nações Unidas, que inclui 63 militares da Força Aérea Portuguesa e um avião de transporte C-295.

O objetivo da missão portuguesa é assegurar missões de transporte de passageiros e carga, transporte tático em pistas não preparadas, evacuações médicas, largada de paraquedistas e vigilância aérea e garantir a segurança do campo norueguês de Bifrost, em Bamako, capital do Mali, onde estão alojados os militares portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório